Os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Química no estado de Goiás: do conhecer ao construir.
Título
Os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Química no estado de Goiás: do conhecer ao construir.
Os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Química no estado de Goiás: do conhecer ao construir.
Autor
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com o desenvolvimento desta pesquisa buscamos investigar as relações e interações entre os elementos constituintes dos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Licenciatura em Química no estado de Goiás. Utilizamos como método de pesquisa a análise textual discursiva que visa fragmentar os documentos analisados em unidades de análise, estabelecer relações entre as unidades no processo de categorização e construir um novo texto em que são apresentadas as novas compreensões do fenômeno estudado. Questionamos se, nos documentos, as relações e interações estabelecidas possibilitam ou proporcionam uma formação profissional que contemple as diretrizes atuais para a formação de professores. Identificamos concepções positivistas sobre a visão de ciência, falta de clareza em relação ao perfil do profissional a ser formado e constatamos a crise de identidade pela qual passa a universidade brasileira quando tenta justificar suas ações relacionando-as às necessidades do mercado de trabalho. Analisamos as contradições presentes em relação às questões da interdisciplinaridade, formação pela pesquisa e uso das tecnologias da informação e comunicação. Ao estudarmos de maneira detalhada os PPC de Licenciaturas em Química, reelaboramos nossas concepções e nos constituímos como sujeito/ pesquisador/professor em um processo de formação continuada do próprio professor formador. Essa mudança nos possibilitou a participação na elaboração de um novo PPC contribuindo para a elaboração de um documento que tivesse minimizadas as contradições por nós percebidas em outros PPC. Nesse contexto, propomos que a participação consciente na construção e elaboração do PPC demanda a compreensão sobre as intencionalidades nas quais se pautam esses documentos que se constituem enquanto direcionadores dos caminhos escolhidos para a concretização da proposta pedagógica e da identidade de um curso.
Com o desenvolvimento desta pesquisa buscamos investigar as relações e interações entre os elementos constituintes dos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Licenciatura em Química no estado de Goiás. Utilizamos como método de pesquisa a análise textual discursiva que visa fragmentar os documentos analisados em unidades de análise, estabelecer relações entre as unidades no processo de categorização e construir um novo texto em que são apresentadas as novas compreensões do fenômeno estudado. Questionamos se, nos documentos, as relações e interações estabelecidas possibilitam ou proporcionam uma formação profissional que contemple as diretrizes atuais para a formação de professores. Identificamos concepções positivistas sobre a visão de ciência, falta de clareza em relação ao perfil do profissional a ser formado e constatamos a crise de identidade pela qual passa a universidade brasileira quando tenta justificar suas ações relacionando-as às necessidades do mercado de trabalho. Analisamos as contradições presentes em relação às questões da interdisciplinaridade, formação pela pesquisa e uso das tecnologias da informação e comunicação. Ao estudarmos de maneira detalhada os PPC de Licenciaturas em Química, reelaboramos nossas concepções e nos constituímos como sujeito/ pesquisador/professor em um processo de formação continuada do próprio professor formador. Essa mudança nos possibilitou a participação na elaboração de um novo PPC contribuindo para a elaboração de um documento que tivesse minimizadas as contradições por nós percebidas em outros PPC. Nesse contexto, propomos que a participação consciente na construção e elaboração do PPC demanda a compreensão sobre as intencionalidades nas quais se pautam esses documentos que se constituem enquanto direcionadores dos caminhos escolhidos para a concretização da proposta pedagógica e da identidade de um curso.
Palavras Chave
projeto político pedagógico, ensino de Química, licenciatura.
projeto político pedagógico, ensino de Química, licenciatura.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas