Um estudo sobre a Educação em Ciência, tecnologia e sociedade CTS nas Ciências Naturais das séries iniciais do ensino fundamental no contexto da proposta curricular de Santa Catarina PC/SC.

Título
Um estudo sobre a Educação em Ciência, tecnologia e sociedade CTS nas Ciências Naturais das séries iniciais do ensino fundamental no contexto da proposta curricular de Santa Catarina PC/SC.
Autor
Claudia Maria Messores
Orientação
Valter Antonio Bazzo
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa analiso os documentos da Proposta Curricular de Santa Catarina PC/SC -no âmbito das Ciências Naturais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, identificando em quais diretrizes é possível a inserção da Educação com Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS. Para realizar a análise utilizo como fonte a PC/SC publicada em 1998 Disciplinas Curriculares, Ensino de Ciências verificando a relação de aproximação e complementaridade entre a Educação com Enfoque CTS e a abordagem Histórico-Cultural base conceitual da PC/SC. Neste sentido, desenvolvo esta pesquisa documental, com base nas categorias de análise: alfabetização científica, mediação e autonomia. Defendo e proponho uma reflexão sobre como a Educação com Enfoque CTS no ensino fundamental pode contribuir como uma das possíveis formas de contextualizar temas em sala de aula que favoreçam a alfabetização científica. Essa abordagem possibilita a transformação e superação das práticas tradicionais que perpassam o ensino ministrado nos componentes curriculares pertencentes à disciplina de Ciências. Aprofundo o estudo da inserção da Educação com Enfoque CTS na PC/SC, já que o documento estudado serve como principal referencial teórico-metodológico para a prática pedagógica dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina. Além disso, a Educação com Enfoque CTS poderá promover uma educação científica coerente com uma concepção de aprendizagem ancorada na abordagem Histórico-Cultural.
Palavras Chave
alfabetização Científica, CTS, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas