O impacto de uma exposição cientifica nas representações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio.

Título
O impacto de uma exposição cientifica nas representações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio.
Autor
Juliana Mezzomo
Orientação
Clélia Maria Nascimento Schulze
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2004
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto de uma exposição científica nas representações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio. Desde a sua origem, nos anos 60, a teoria das representações sociais analisa a difusão da ciência pelos meios de comunicação, ocupando uma posição central nos estudos da divulgação científica e permeando tanto a organização de meios de divulgação como de conteúdos necessários a sua consecução. Uma dimensão importante e presente nas exposições científicas contemporâneas é a abordagem social da ciência e tecnologia. Nessa dimensão, um tema que tem sido privilegiado pelos museus de ciências e professores diz respeito ao meio ambiente. A construção dessa exposição levou em conta a noção de paradigmas ambientais e foi construída de forma a explicitar o contraste entre o homem como excluído ou como parte integrante do meio ambiente. Participaram dessa pesquisa 285 alunos da segunda série do ensino médio de quatro escolas de Florianópolis. A pesquisa foi feita nas escolas e em uma sala de exposições da UFSC. Pode-se dizer que houve um impacto sobre as representações sociais de meio ambiente dos alunos que visitaram a exposição através do surgimento de esquemas estranhos (referentes ao conteúdo da exposição) nessas representações, apontando um crescimento informativo e cognitivo desses alunos. Espera-se poder contribuir com o nível de alfabetização científica dos cidadãos catarinenses, bem como verificar a contribuição da atividade de divulgação científica para a teoria das representações sociais, além de contribuir para o desenvolvimento do campo de pesquisa dessa teoria.
Palavras Chave
representação social, ciência, exposição científica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Conceitos