A educação em Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise fenomenológica
Título
A educação em Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise fenomenológica
A educação em Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise fenomenológica
Autor
Ana Carla Dantas Midoes
Ana Carla Dantas Midoes
Orientação
Massami Yonashiro
Massami Yonashiro
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula, exercendo grande influência nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, é relevante analisar como os conteúdos e metodologias são apresentados por este material. No ano de 2005, foi lançado o edital do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM-2007), que divulgou os princípios e as orientações para a avaliação dos livros didáticos. No caso do PNLEM de Química, de um total de 21 livros submetidos, apenas seis foram recomendados, sendo dois deles oriundos de projetos de pesquisa em Ensino de Química. O objetivo deste trabalho foi analisar a (in)coerência entre as propostas pedagógicas dos autores desses seis livros didáticos de Química, conforme descritas nos manuais do professor e respectivos livros do aluno. Inicialmente, com base no Edital do PNLEM 2007 e na literatura, elaborou-se uma ficha de critérios contendo as principais características de cada metodologia de ensino. A partir desta, cada um dos livros do aluno indicados pelo PNLEM foram analisados e, em seguida, os seus respectivos manuais do professor. Finalmente, as análises foram confrontadas em relação à coerência, fazendo uma comparação, entre a proposta pedagógica do autor e o desenvolvimento dos temas no livro do aluno, quanto às categorias: organização curricular, visão de Ciências, atividades experimentais, ensino memorístico, valorização do aluno no processo de construção do conhecimento e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apenas um livro apresentou uma organização curricular centrada em temas de interesse social e os demais foram organizados a partir dos conteúdos específicos de Química. Observou-se que houve uma busca por coerência na organização curricular e visão de Ciências com o que está proposto no manual do professor, no entanto, estes podem transmitir visões distorcidas da Ciência. No que se refere às atividades experimentais, apenas um livro apresentou coerência e nos demais foram observadas dificuldades em se concretizar o que foi proposto. Alguns livros apresentaram experimentos investigativos, contudo, ainda houve o predomínio de atividades experimentais tradicionais. Constatou-se que alguns manuais do professor não valorizam as questões de vestibulares, mas em todos os livros do aluno estão latentes a valorização dos exames nacionais. Notou-se, em geral, que houve coerência entre as propostas relacionadas à importância dos conhecimentos prévios do aluno e o desenvolvimento dos temas nos livros didáticos, entretanto, apenas três valorizam essa abordagem na aprendizagem. Quanto às atividades que consideram a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, foram observadas incoerências entre as propostas apresentadas no manual do professor e o desenvolvimento dos temas em três livros. Também foram verificadas diferentes concepções nos livros em relação à abordagem CTS e em três deles foram constatadas coerências com as descrições do manual do professor e o que efetivamente foi desenvolvido no livro do aluno. As análises realizadas e apresentadas não têm como finalidade apenas apontar (in)coerências entre as propostas do manual do professor e o conteúdo dos livros didáticos de Química, mas também proporcionar uma contribuição em busca da melhoria dos mesmos em edições futuras.
O livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula, exercendo grande influência nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, é relevante analisar como os conteúdos e metodologias são apresentados por este material. No ano de 2005, foi lançado o edital do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM-2007), que divulgou os princípios e as orientações para a avaliação dos livros didáticos. No caso do PNLEM de Química, de um total de 21 livros submetidos, apenas seis foram recomendados, sendo dois deles oriundos de projetos de pesquisa em Ensino de Química. O objetivo deste trabalho foi analisar a (in)coerência entre as propostas pedagógicas dos autores desses seis livros didáticos de Química, conforme descritas nos manuais do professor e respectivos livros do aluno. Inicialmente, com base no Edital do PNLEM 2007 e na literatura, elaborou-se uma ficha de critérios contendo as principais características de cada metodologia de ensino. A partir desta, cada um dos livros do aluno indicados pelo PNLEM foram analisados e, em seguida, os seus respectivos manuais do professor. Finalmente, as análises foram confrontadas em relação à coerência, fazendo uma comparação, entre a proposta pedagógica do autor e o desenvolvimento dos temas no livro do aluno, quanto às categorias: organização curricular, visão de Ciências, atividades experimentais, ensino memorístico, valorização do aluno no processo de construção do conhecimento e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apenas um livro apresentou uma organização curricular centrada em temas de interesse social e os demais foram organizados a partir dos conteúdos específicos de Química. Observou-se que houve uma busca por coerência na organização curricular e visão de Ciências com o que está proposto no manual do professor, no entanto, estes podem transmitir visões distorcidas da Ciência. No que se refere às atividades experimentais, apenas um livro apresentou coerência e nos demais foram observadas dificuldades em se concretizar o que foi proposto. Alguns livros apresentaram experimentos investigativos, contudo, ainda houve o predomínio de atividades experimentais tradicionais. Constatou-se que alguns manuais do professor não valorizam as questões de vestibulares, mas em todos os livros do aluno estão latentes a valorização dos exames nacionais. Notou-se, em geral, que houve coerência entre as propostas relacionadas à importância dos conhecimentos prévios do aluno e o desenvolvimento dos temas nos livros didáticos, entretanto, apenas três valorizam essa abordagem na aprendizagem. Quanto às atividades que consideram a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, foram observadas incoerências entre as propostas apresentadas no manual do professor e o desenvolvimento dos temas em três livros. Também foram verificadas diferentes concepções nos livros em relação à abordagem CTS e em três deles foram constatadas coerências com as descrições do manual do professor e o que efetivamente foi desenvolvido no livro do aluno. As análises realizadas e apresentadas não têm como finalidade apenas apontar (in)coerências entre as propostas do manual do professor e o conteúdo dos livros didáticos de Química, mas também proporcionar uma contribuição em busca da melhoria dos mesmos em edições futuras.
Palavras Chave
livro didático para o Ensino Médio, PNLEM-2007.
livro didático para o Ensino Médio, PNLEM-2007.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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