Tecnologia aplicada à educação superior nos cursos de licenciatura

Título
Tecnologia aplicada à educação superior nos cursos de licenciatura
Autor
Orly Marion Webber Milani
Orientação
Paulo Roberto de Carvalho Alcantara
Instituição
PUC-PR
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2002
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa parte de uma preocupação com a formação de professores nos cursos de Licenciatura, motivada pelas contínuas transformações sociais e políticas que se apresentam, causadas principalmente por um avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento. A educação não pode deixar de reconhecer e apropriar-se de possíveis benefícios que esse avanço pode proporcionar e por isso buscou-se, através da bibliografia pertinente e de uma pesquisa de campo, delinear caminhos de inovação tecnológica na ação docente a partir das experiências vivenciadas pelos professores dos cursos de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os objetivos deste trabalho buscaram, através da análise e interpretação sobre a influência da tecnologia na prática pedagógica dos professores, verificar os possíveis obstáculos impostos a uma utilização natural de ferramentas tecnológicas e investigar metodologias de ensino com o apoio da tecnologia. Os capítulos foram divididos de modo a abarcar referências no país e no exterior sobre a inserção de novas práticas educacionais que envolvam tecnologia, buscando metodologias que possibilitem ampliar modos de orientação de trabalhos pedagógicos dos professores que formam futuros professores. São analisados e interpretados no primeiro capítulo a formação de professores através da história moderna, as políticas e teorias educacionais que direcionaram e ainda traçam o caminho dessa formação, bem como o perfil do profissional professor. No segundo capítulo analisa-se e interpreta-se a integração entre a educação e a tecnologia, sua história, suas políticas públicas, a relação entre o professor e a tecnologia e a utilização de tecnologia na educação. O terceiro capitulo apresenta a pesquisa de campo, o encaminhamento metodológico e os procedimentos bem como a análise e interpretação dos dados coletados através dos instrumentos de pesquisa- o questionário, respondido por trinta e um professores dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras e Matemática da Universidade e a entrevista cedida pelos diretores desses cursos. Este trabalho propõe a participação efetiva dos docentes no processo de interação entre educação e tecnologia, produzindo e socializando o conhecimento em beneficio de toda a sociedade.
Palavras Chave
tecnologia, formação inicial, recurso didático

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores