Concepções Infinitesimais em um Curso de Cálculo.

Título
Concepções Infinitesimais em um Curso de Cálculo.
Autor
Raquel Milani
Orientação
Roberto Ribeiro Baldino
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2002
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, onde o objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.
Palavras Chave
cálculo infinitesimal, infinitésimo, imagem conceitual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método