Concepções Infinitesimais em um Curso de Cálculo.
Título
Concepções Infinitesimais em um Curso de Cálculo.
Concepções Infinitesimais em um Curso de Cálculo.
Autor
Raquel Milani
Raquel Milani
Orientação
Roberto Ribeiro Baldino
Roberto Ribeiro Baldino
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, onde o objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.
O presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, onde o objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.
Palavras Chave
cálculo infinitesimal, infinitésimo, imagem conceitual.
cálculo infinitesimal, infinitésimo, imagem conceitual.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método