Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física

Título
Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física
Educação
Autor
Rejane Aurora Mion
Orientação
Fábio da Purificação Bastos
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Tendo a pesquisa-ação emancipatória como concepção de pesquisa educacional, salientam-se as auto-reflexões de um grupo de professores da rede de ensino do 2º grau e os alunos que elaboraram e vivenciaram uma proposta em ensino de Física - sendo este grupo que validou as reflexões e auto-reflexões por meio da interação dialógica. O processo reflexivo foi sistematizado, firmando o papel do diálogo como mediador e viabilizador de ações-participantes, construção e vivência da cidadania ativa, bem como o conhecimento emancipatório em educação em Física. Tal processo pôde subsidiar a reflexão crítica das práticas educacionais em âmbito maior, em diálogos intersubjetivos e interdisciplinares, possibilitando a formação de comunidades críticas e autocríticas de professores em escolas da rede de ensino formal do país para a elevação e construção do conhecimento educacional, tendo como perspectiva a construção de uma escola cidadã. Os resultados apontam para caminhos dinamizadores das ações a serem empreendidas, via um programa de pesquisa-ação, buscando transformar as práticas educacionais e construir, assim, conhecimentos emancipatórios mediados pelo diálogo, no e para o processo educativo.
Palavras Chave
Pesquisa-Ação; Física; Prática Educacional; Emancipação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores