Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física
Título
Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física
Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física
Educação
Autor
Rejane Aurora Mion
Rejane Aurora Mion
Orientação
Fábio da Purificação Bastos
Fábio da Purificação Bastos
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Tendo a pesquisa-ação emancipatória como concepção de pesquisa educacional, salientam-se as auto-reflexões de um grupo de professores da rede de ensino do 2º grau e os alunos que elaboraram e vivenciaram uma proposta em ensino de Física - sendo este grupo que validou as reflexões e auto-reflexões por meio da interação dialógica. O processo reflexivo foi sistematizado, firmando o papel do diálogo como mediador e viabilizador de ações-participantes, construção e vivência da cidadania ativa, bem como o conhecimento emancipatório em educação em Física. Tal processo pôde subsidiar a reflexão crítica das práticas educacionais em âmbito maior, em diálogos intersubjetivos e interdisciplinares, possibilitando a formação de comunidades críticas e autocríticas de professores em escolas da rede de ensino formal do país para a elevação e construção do conhecimento educacional, tendo como perspectiva a construção de uma escola cidadã. Os resultados apontam para caminhos dinamizadores das ações a serem empreendidas, via um programa de pesquisa-ação, buscando transformar as práticas educacionais e construir, assim, conhecimentos emancipatórios mediados pelo diálogo, no e para o processo educativo.
Tendo a pesquisa-ação emancipatória como concepção de pesquisa educacional, salientam-se as auto-reflexões de um grupo de professores da rede de ensino do 2º grau e os alunos que elaboraram e vivenciaram uma proposta em ensino de Física - sendo este grupo que validou as reflexões e auto-reflexões por meio da interação dialógica. O processo reflexivo foi sistematizado, firmando o papel do diálogo como mediador e viabilizador de ações-participantes, construção e vivência da cidadania ativa, bem como o conhecimento emancipatório em educação em Física. Tal processo pôde subsidiar a reflexão crítica das práticas educacionais em âmbito maior, em diálogos intersubjetivos e interdisciplinares, possibilitando a formação de comunidades críticas e autocríticas de professores em escolas da rede de ensino formal do país para a elevação e construção do conhecimento educacional, tendo como perspectiva a construção de uma escola cidadã. Os resultados apontam para caminhos dinamizadores das ações a serem empreendidas, via um programa de pesquisa-ação, buscando transformar as práticas educacionais e construir, assim, conhecimentos emancipatórios mediados pelo diálogo, no e para o processo educativo.
Palavras Chave
Pesquisa-Ação; Física; Prática Educacional; Emancipação.
Pesquisa-Ação; Física; Prática Educacional; Emancipação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores