Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio

Título
Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
Autor
Elenita dos Santos Miranda
Orientação
Ana Maria Marques da Silva
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Ano
2007
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta investigação teve como finalidade analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes nos discursos e nas práticas dos professores ao longo da construção de um projeto interdisciplinar em uma escola pública de ensino médio. Analisamos as dificuldades enfrentadas pelos professores no decorrer do desenvolvimento do projeto, suas reflexões e desafios, além da atitude dos alunos perante tal abordagem. A meta do projeto foi contribuir para que o grupo de professores participante do estudo superasse a visão simplista, mecânica e descontextualizada das disciplinas, a partir do engajamento no planejamento, construção e avaliação de um projeto interdisciplinar. Este trabalho foi desenvolvido, não apenas a partir das reflexões sobre a interdisciplinaridade e suas possibilidades teóricas, mas da prática e da vivência de um projeto interdisciplinar. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3ª série do Ensino Médio do turno noturno, durante o período de um ano letivo, denominou-se “Ler, Escrever e Compreender” e envolveu professores de Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. Apesar de inicialmente dispostos a se envolverem em propostas inovadoras e de acreditarem que uma abordagem interdisciplinar faria com que os alunos tivessem maior motivação, os professores interpretavam inicialmente a prática interdisciplinar como uma ação individual. Com o desenrolar do projeto, as mudanças nos discursos e nas práticas dos professores foram significativas, superando as dificuldades iniciais relacionadas com o rompimento de barreiras contra as críticas e inseguranças. Os professores passaram a assumir um papel inovador e questionador, tornando o aluno parceiro do processo, com aumento da afetividade do grupo.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, projeto interdisciplinar, prática de ensino, formação continuada, formação em serviço.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor