Alguns aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos professores das Ciências Naturais na Educação básica.
Título
Alguns aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos professores das Ciências Naturais na Educação básica.
Alguns aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos professores das Ciências Naturais na Educação básica.
Autor
Luciana Campos Miranda
Luciana Campos Miranda
Orientação
Carmen Maria de Caro Martins
Carmen Maria de Caro Martins
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a seleção e o uso de livros didáticos de ciências naturais na educação básica e tem como objetivo principal investigar (i) os critérios que os professores de ciências naturais da educação básica consideram importantes no processo de escolha do livro didático e (ii) alguns aspectos sobre o uso do livro pelos professores. Na primeira etapa desta investigação, um questionário estruturado, respondido por 226 professores de ciências, forneceu dados quantitativos sobre algumas características do processo de seleção de livros didáticos ocorrido nas escolas, critérios que os professores consideram importantes para a escolha desses livros e formas de utilização dos livros pelos professores. Posteriormente, numa segunda etapa, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas, de caráter reflexivo. As entrevistas, realizadas individualmente com oito professores de ciências, forneceram dados qualitativos sobre os aspectos abordados no questionário. Na análise dos dados foram consideradas as condições escolares em que acontecem os processos de escolha e uso do livro, assim como alguns saberes e crenças docentes envolvidos nesses processos. Em relação aos critérios que balizam a escolha dos livros didáticos, verificamos que os professores observam, sobretudo, a linguagem acessível dos textos e os exercícios. Outros aspectos do livro didático, valorizados pelos professores de ciências, são as abordagens contextualizada e interdisciplinar, as propostas de atividades experimentais e investigativas e as ilustrações. Entre as formas mais comuns de emprego do livro didático, destacam-se o uso dos exercícios e a leitura dos textos. Os critérios que os professores de ciências utilizam para selecionar o livro didático estão relacionados às formas como eles empregam o livro, às suas crenças acerca dos aspectos que constituem um bom ensino de ciências e às suas percepções sobre as características dos estudantes. A não realização de algumas práticas que os professores consideram importantes no ensino de ciências foi por eles justificada, ora pelas restrições inerentes à realidade escolar, ora pela falta do conhecimento metodológico necessário à realização dessas práticas. Com base na análise dos dados, concluímos que as práticas docentes relacionadas à escolha e ao uso do livro didático são resultantes de tensões entre os saberes e crenças, originados de fontes diversas, e a realidade escolar em que os professores se inserem. Nossas considerações finais dizem respeito às implicações deste trabalho para a pesquisa na área de educação em ciências, sobretudo no que se refere à formação de professores.
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a seleção e o uso de livros didáticos de ciências naturais na educação básica e tem como objetivo principal investigar (i) os critérios que os professores de ciências naturais da educação básica consideram importantes no processo de escolha do livro didático e (ii) alguns aspectos sobre o uso do livro pelos professores. Na primeira etapa desta investigação, um questionário estruturado, respondido por 226 professores de ciências, forneceu dados quantitativos sobre algumas características do processo de seleção de livros didáticos ocorrido nas escolas, critérios que os professores consideram importantes para a escolha desses livros e formas de utilização dos livros pelos professores. Posteriormente, numa segunda etapa, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas, de caráter reflexivo. As entrevistas, realizadas individualmente com oito professores de ciências, forneceram dados qualitativos sobre os aspectos abordados no questionário. Na análise dos dados foram consideradas as condições escolares em que acontecem os processos de escolha e uso do livro, assim como alguns saberes e crenças docentes envolvidos nesses processos. Em relação aos critérios que balizam a escolha dos livros didáticos, verificamos que os professores observam, sobretudo, a linguagem acessível dos textos e os exercícios. Outros aspectos do livro didático, valorizados pelos professores de ciências, são as abordagens contextualizada e interdisciplinar, as propostas de atividades experimentais e investigativas e as ilustrações. Entre as formas mais comuns de emprego do livro didático, destacam-se o uso dos exercícios e a leitura dos textos. Os critérios que os professores de ciências utilizam para selecionar o livro didático estão relacionados às formas como eles empregam o livro, às suas crenças acerca dos aspectos que constituem um bom ensino de ciências e às suas percepções sobre as características dos estudantes. A não realização de algumas práticas que os professores consideram importantes no ensino de ciências foi por eles justificada, ora pelas restrições inerentes à realidade escolar, ora pela falta do conhecimento metodológico necessário à realização dessas práticas. Com base na análise dos dados, concluímos que as práticas docentes relacionadas à escolha e ao uso do livro didático são resultantes de tensões entre os saberes e crenças, originados de fontes diversas, e a realidade escolar em que os professores se inserem. Nossas considerações finais dizem respeito às implicações deste trabalho para a pesquisa na área de educação em ciências, sobretudo no que se refere à formação de professores.
Palavras Chave
educação básica, prática de ensino, livro didático.
educação básica, prática de ensino, livro didático.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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