O processo de produção do conhecimento químico do curso de Química da UFPI: um estudo de caso.
Título
O processo de produção do conhecimento químico do curso de Química da UFPI: um estudo de caso.
O processo de produção do conhecimento químico do curso de Química da UFPI: um estudo de caso.
Educação
Autor
Nilson Fonseca Miranda
Nilson Fonseca Miranda
Orientação
Kátia Siqueira de Freitas
Kátia Siqueira de Freitas
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de produção e apropriação do conhecimento químico do Curso de Química da UFPI, cujo lastro analítico estava direcionado para duas categorias básicas: a) O cotidiano emergente das discussões travadas em sala de aula, entre professores e alunos deste curso, para implementação dos conteúdos de ensino; b) O conhecimento químico, segundo representação de professores e alunos do Curso de Química da UFPI. No decorrer da pesquisa, outras categorias foram surgindo e analisadas, quais sejam: evasão, repetência e permanência no Curso de Química. Partindo da premissa de que o conhecimento é um processo coletivo de cooperação, que ele reflete as aspirações e interesses sociais, por conseguinte, políticos, devem ser concebidos e implantados em sala de aula, numa perspectiva crítica, perseguindo sempre a laicização do pensamento, de modo que seja capaz de deslocar a ação reflexiva do sujeito e uma dimensão estática e fragmentária, para uma dimensão aberta e plural da percepção dos fatos. O extrato resultante desta pesquisa nos possibilitou perceber que o discurso do professor está permeado de carências de reflexões, sobretudo, concernentes ao conteúdo programático. As discussões sobre tais conteúdos, quando ocorrem, ficam patenteadas em nível de instituto, ou seja, em nível do "como ensinar" e aí ressalta-se a didática. As discussões jamais ocorrem no plano do instituinte, de modo a enfatizar; "o que ensinar" e o "por que ensinar".
O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de produção e apropriação do conhecimento químico do Curso de Química da UFPI, cujo lastro analítico estava direcionado para duas categorias básicas: a) O cotidiano emergente das discussões travadas em sala de aula, entre professores e alunos deste curso, para implementação dos conteúdos de ensino; b) O conhecimento químico, segundo representação de professores e alunos do Curso de Química da UFPI. No decorrer da pesquisa, outras categorias foram surgindo e analisadas, quais sejam: evasão, repetência e permanência no Curso de Química. Partindo da premissa de que o conhecimento é um processo coletivo de cooperação, que ele reflete as aspirações e interesses sociais, por conseguinte, políticos, devem ser concebidos e implantados em sala de aula, numa perspectiva crítica, perseguindo sempre a laicização do pensamento, de modo que seja capaz de deslocar a ação reflexiva do sujeito e uma dimensão estática e fragmentária, para uma dimensão aberta e plural da percepção dos fatos. O extrato resultante desta pesquisa nos possibilitou perceber que o discurso do professor está permeado de carências de reflexões, sobretudo, concernentes ao conteúdo programático. As discussões sobre tais conteúdos, quando ocorrem, ficam patenteadas em nível de instituto, ou seja, em nível do "como ensinar" e aí ressalta-se a didática. As discussões jamais ocorrem no plano do instituinte, de modo a enfatizar; "o que ensinar" e o "por que ensinar".
Palavras Chave
Conhecimento Químico; Construção do Conhecimento; Currículo
Conhecimento Químico; Construção do Conhecimento; Currículo
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas