Tecnologias Digitais no ensino de química
Título
Tecnologias Digitais no ensino de química
Tecnologias Digitais no ensino de química
Educação
Autor
Nilson Fonseca Miranda
Nilson Fonseca Miranda
Orientação
Jose Aires de Castro Filho
Jose Aires de Castro Filho
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2007
2007
/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho analisa o discurso dos professores de química da Universidade Federal do Piauí acerca do uso das tecnologias digitais, sites e softwares educativos, concebidas como ferramentas aplicadas ao ensino de química. Analisa também a forma de utilização na sala de aula dos softwares: spartan; origin; química orgânica II e dos sites: nautilus; chemkeys; ucs; qmc.ufsc e quark. O objetivo fundamental é verificar como o uso dessas ferramentas contribui pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem na área da química. O aporte teórico utilizado sustenta que as tecnologias digitais por si só não estabelece, nem catalisa mudanças na prática pedagógica, mas a forma como é concebida pelo professor e utilizada no sistema de ensino, potencializa a eclosão de sucessivas inovações e posterior mudança no paradigma educacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa a fim de possibilitar a busca do conhecimento químico compreendendo que essa produção também se elabora na troca, na socialização, às vezes conflituosas, que os diferentes atores envolvidos promovem ao enfrentarem e representarem suas realidades, preenchendo-as de significações diversas. Neste sentido, foram analisados: (a) o discurso dos professores obtido através de entrevista; (b) os dados sobre sites e softwares educativos utilizados no ensino de química obtidos através de uma grade de análise produzida para esta finalidade. O resultado da análise dos dados coletados aponta para algumas razões positivas que justificam a utilização das tecnologias digitais no ensino de química: rapidez e eficiência na obtenção de informações; acesso a novos conhecimentos e maior agilidade no aprendizado. Além disso, possibilita fazer simulação mediante experimentos virtuais, oportunizando professores e alunos a adquirirem informações recentes e possibilidades de acesso a novos conhecimentos.
Este trabalho analisa o discurso dos professores de química da Universidade Federal do Piauí acerca do uso das tecnologias digitais, sites e softwares educativos, concebidas como ferramentas aplicadas ao ensino de química. Analisa também a forma de utilização na sala de aula dos softwares: spartan; origin; química orgânica II e dos sites: nautilus; chemkeys; ucs; qmc.ufsc e quark. O objetivo fundamental é verificar como o uso dessas ferramentas contribui pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem na área da química. O aporte teórico utilizado sustenta que as tecnologias digitais por si só não estabelece, nem catalisa mudanças na prática pedagógica, mas a forma como é concebida pelo professor e utilizada no sistema de ensino, potencializa a eclosão de sucessivas inovações e posterior mudança no paradigma educacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa a fim de possibilitar a busca do conhecimento químico compreendendo que essa produção também se elabora na troca, na socialização, às vezes conflituosas, que os diferentes atores envolvidos promovem ao enfrentarem e representarem suas realidades, preenchendo-as de significações diversas. Neste sentido, foram analisados: (a) o discurso dos professores obtido através de entrevista; (b) os dados sobre sites e softwares educativos utilizados no ensino de química obtidos através de uma grade de análise produzida para esta finalidade. O resultado da análise dos dados coletados aponta para algumas razões positivas que justificam a utilização das tecnologias digitais no ensino de química: rapidez e eficiência na obtenção de informações; acesso a novos conhecimentos e maior agilidade no aprendizado. Além disso, possibilita fazer simulação mediante experimentos virtuais, oportunizando professores e alunos a adquirirem informações recentes e possibilidades de acesso a novos conhecimentos.
Palavras Chave
internet, TICs, software, concepções de professores.
internet, TICs, software, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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