O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
Título
O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
Autor
Sergio Luiz Miranda
Sergio Luiz Miranda
Orientação
Archimedes Perez Filho
Archimedes Perez Filho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.
Este trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.
Palavras Chave
geografia escolar crítica, formação docente, prática pedagógica, Vigotski
geografia escolar crítica, formação docente, prática pedagógica, Vigotski
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método
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