O ensino da diversidade e evolução biológicas: um estudo crítico-reflexivo sobre a própria prática docente

Título
O ensino da diversidade e evolução biológicas: um estudo crítico-reflexivo sobre a própria prática docente
Autor
Daniel Luis Montagnini
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNIFRAN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
não consta
Ano
2000
Cidade / UF
Franca/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Trata-se de um estudo voltado para a reflexão crítica sobre a própria prática docente. O autor toma como referência os conteúdos de Diversidade e Evolução Biológicas, ministrados por ele no ensino médio, durante toda sua trajetória profissional. Parte do pressuposto de que os referidos conteúdos devem construir o tema central unificador do ensino da Biologia. O referencial teórico centra-se na epistemologia e na história do desenvolvimento da Ciência Biológica. Para realizar a reflexão, resgata sua prática docente e a analisa segundo os seguintes eixos: características imprimidas aos conteúdos da Diversidade e Evolução, características imprimidas à metodologia do ensino; tipos de recursos didáticos utilizados e formas de utilização; perfil do aluno e sua relação com o trabalho pedagógico realizado; perfil da formação do professor e sua relação com o trabalho pedagógico realizado. A investigação permitiu ao autor identificar os erros e acertos de sua prática pedagógica, bem como localizar a sua formação e condições de trabalho os principais fatores determinantes dos mesmos. O estudo confirma, também, a importância da reflexão crítica sobre a própria prática como elemento essencial do processo de formação inicial e continuada do professor.
Palavras Chave
prática pedagógica; diversidade; evolução biológica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor