A Mata Atlântica nos livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia
Título
A Mata Atlântica nos livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia
A Mata Atlântica nos livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia
Autor
Valderês da Conceição do Monte
Valderês da Conceição do Monte
Orientação
Maria Adélia O. Monteiro da Cruz
Maria Adélia O. Monteiro da Cruz
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho objetivou analisar o tema Mata Atlântica nos livros didáticos disponibilizados ao ensino público no Estado de Pernambuco. A escolha desse bioma brasileiro não se deve apenas a sua riqueza de recursos, mas ao alto nível de destruição que vem sofrendo. O livro didático é, via de regra, a principal fonte de pesquisa, mas na maior parte dos casos, representa a única fonte onde professores e alunos estudam os conceitos desenvolvidos em aula. Foram selecionados 49 livros didáticos dentre os indicados pelo PNLD - 2000 (1a à 4a série), totalizando 24; PNLD - 2002 (5ª à 6ª série), totalizando 6 e os livros de Biologia mais utilizados pelas escolas estaduais pertencentes à Diretoria Metropolitana Sul, totalizando 19. Desses, foram selecionados os que abordavam o Bioma Mata Atlântica, reduzindo a amostra para 15 sendo dois de 4a série, três de 6a série e dez de Biologia do Ensino Médio. A análise mostrou que de forma geral os livros abordam o tema de forma superficial e imprecisa. Apesar de sua reconhecida importância e seu alto grau de ameaça, a Mata Atlântica, como Bioma brasileiro, não é tratada com a atenção que merece pelos autores de livros didáticos, pois apenas 30% dos livros selecionados, abordam o tema. Além disso, categorias de análise importantes e que poderiam fornecer a dimensão dos problemas relativos a este bioma, como: "conceito", "ecossistemas associados", "espécies endêmicas", "hidrografia", "extensão da M. A. nos estados brasileiros", "destruição do patrimônio étnico, histórico, arqueológico e arquitetônico", "espécies da fauna e flora extintas" e "vegetação dos ecossistemas associados" não constam de nenhum dos 15 livros analisados. Tal abordagem, restrita e descontextualizada, tem como implicação uma visão de ser humano como mero espectador e não como parte integrante do ambiente. Para que os alunos das escolas públicas brasileiras possam vir a ter acesso às informações sobre o Bioma Mata Atlântica e, assim, desenvolverem ações efetivas para protegê-Io, recomenda-se que este tema seja o mais rapidamente incorporado, de forma adequada, ao conteúdo dos livros didáticos brasileiros.
Este trabalho objetivou analisar o tema Mata Atlântica nos livros didáticos disponibilizados ao ensino público no Estado de Pernambuco. A escolha desse bioma brasileiro não se deve apenas a sua riqueza de recursos, mas ao alto nível de destruição que vem sofrendo. O livro didático é, via de regra, a principal fonte de pesquisa, mas na maior parte dos casos, representa a única fonte onde professores e alunos estudam os conceitos desenvolvidos em aula. Foram selecionados 49 livros didáticos dentre os indicados pelo PNLD - 2000 (1a à 4a série), totalizando 24; PNLD - 2002 (5ª à 6ª série), totalizando 6 e os livros de Biologia mais utilizados pelas escolas estaduais pertencentes à Diretoria Metropolitana Sul, totalizando 19. Desses, foram selecionados os que abordavam o Bioma Mata Atlântica, reduzindo a amostra para 15 sendo dois de 4a série, três de 6a série e dez de Biologia do Ensino Médio. A análise mostrou que de forma geral os livros abordam o tema de forma superficial e imprecisa. Apesar de sua reconhecida importância e seu alto grau de ameaça, a Mata Atlântica, como Bioma brasileiro, não é tratada com a atenção que merece pelos autores de livros didáticos, pois apenas 30% dos livros selecionados, abordam o tema. Além disso, categorias de análise importantes e que poderiam fornecer a dimensão dos problemas relativos a este bioma, como: "conceito", "ecossistemas associados", "espécies endêmicas", "hidrografia", "extensão da M. A. nos estados brasileiros", "destruição do patrimônio étnico, histórico, arqueológico e arquitetônico", "espécies da fauna e flora extintas" e "vegetação dos ecossistemas associados" não constam de nenhum dos 15 livros analisados. Tal abordagem, restrita e descontextualizada, tem como implicação uma visão de ser humano como mero espectador e não como parte integrante do ambiente. Para que os alunos das escolas públicas brasileiras possam vir a ter acesso às informações sobre o Bioma Mata Atlântica e, assim, desenvolverem ações efetivas para protegê-Io, recomenda-se que este tema seja o mais rapidamente incorporado, de forma adequada, ao conteúdo dos livros didáticos brasileiros.
Palavras Chave
ciências naturais, mata atlântica, livro didático, biologia
ciências naturais, mata atlântica, livro didático, biologia
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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