A Mata Atlântica nos livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia

Título
A Mata Atlântica nos livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia
Autor
Valderês da Conceição do Monte
Orientação
Maria Adélia O. Monteiro da Cruz
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho objetivou analisar o tema Mata Atlântica nos livros didáticos disponibilizados ao ensino público no Estado de Pernambuco. A escolha desse bioma brasileiro não se deve apenas a sua riqueza de recursos, mas ao alto nível de destruição que vem sofrendo. O livro didático é, via de regra, a principal fonte de pesquisa, mas na maior parte dos casos, representa a única fonte onde professores e alunos estudam os conceitos desenvolvidos em aula. Foram selecionados 49 livros didáticos dentre os indicados pelo PNLD - 2000 (1a à 4a série), totalizando 24; PNLD - 2002 (5ª à 6ª série), totalizando 6 e os livros de Biologia mais utilizados pelas escolas estaduais pertencentes à Diretoria Metropolitana Sul, totalizando 19. Desses, foram selecionados os que abordavam o Bioma Mata Atlântica, reduzindo a amostra para 15 sendo dois de 4a série, três de 6a série e dez de Biologia do Ensino Médio. A análise mostrou que de forma geral os livros abordam o tema de forma superficial e imprecisa. Apesar de sua reconhecida importância e seu alto grau de ameaça, a Mata Atlântica, como Bioma brasileiro, não é tratada com a atenção que merece pelos autores de livros didáticos, pois apenas 30% dos livros selecionados, abordam o tema. Além disso, categorias de análise importantes e que poderiam fornecer a dimensão dos problemas relativos a este bioma, como: "conceito", "ecossistemas associados", "espécies endêmicas", "hidrografia", "extensão da M. A. nos estados brasileiros", "destruição do patrimônio étnico, histórico, arqueológico e arquitetônico", "espécies da fauna e flora extintas" e "vegetação dos ecossistemas associados" não constam de nenhum dos 15 livros analisados. Tal abordagem, restrita e descontextualizada, tem como implicação uma visão de ser humano como mero espectador e não como parte integrante do ambiente. Para que os alunos das escolas públicas brasileiras possam vir a ter acesso às informações sobre o Bioma Mata Atlântica e, assim, desenvolverem ações efetivas para protegê-Io, recomenda-se que este tema seja o mais rapidamente incorporado, de forma adequada, ao conteúdo dos livros didáticos brasileiros.
Palavras Chave
ciências naturais, mata atlântica, livro didático, biologia

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos