Um estudo da autonomia docente no contexto do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental.
Título
Um estudo da autonomia docente no contexto do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental.
Um estudo da autonomia docente no contexto do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental.
Autor
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Orientação
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho foi realizado com objetivo de estudar as variáveis que interferem na autonomia de professoras das séries iniciais em seus esforços por construir um ensino de Ciências mais significativo para seus alunos. Nossa investigação direcionou especial atenção sobre a identidade docente e como ela reage aos processos que visam o estabelecimento de uma prática pedagógica inovadora e autônoma. Nossa intenção foi a de oferecer indicações para cursos de formação continuada que propõem inovações metodológicas aos professores, sem, com isso, impedir o desenvolvimento da autonomia desses docentes. Para tanto, buscamos caracterizar a identidade e a autonomia docente das professoras de uma escola de séries iniciais do Ensino Fundamental, antes e durante nossa intervenção junto a elas, num curso de formação continuada que implementamos visando à melhoria do ensino de Ciências. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da autonomia das professoras estudadas se estabeleceu a partir do desencadeamento de um processo reflexivo, sobre a prática dessas professoras, orientado na direção das dimensões do seu exercício profissional.
Este trabalho foi realizado com objetivo de estudar as variáveis que interferem na autonomia de professoras das séries iniciais em seus esforços por construir um ensino de Ciências mais significativo para seus alunos. Nossa investigação direcionou especial atenção sobre a identidade docente e como ela reage aos processos que visam o estabelecimento de uma prática pedagógica inovadora e autônoma. Nossa intenção foi a de oferecer indicações para cursos de formação continuada que propõem inovações metodológicas aos professores, sem, com isso, impedir o desenvolvimento da autonomia desses docentes. Para tanto, buscamos caracterizar a identidade e a autonomia docente das professoras de uma escola de séries iniciais do Ensino Fundamental, antes e durante nossa intervenção junto a elas, num curso de formação continuada que implementamos visando à melhoria do ensino de Ciências. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da autonomia das professoras estudadas se estabeleceu a partir do desencadeamento de um processo reflexivo, sobre a prática dessas professoras, orientado na direção das dimensões do seu exercício profissional.
Palavras Chave
formação de professores, ensino de Ciências, prática de ensino.
formação de professores, ensino de Ciências, prática de ensino.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores