A aprendizagem significativa de conteúdos de biologia no ensino médio, mediante o uso de organizadores prévios e mapas conceituais, com apoio de um software específico

Título
A aprendizagem significativa de conteúdos de biologia no ensino médio, mediante o uso de organizadores prévios e mapas conceituais, com apoio de um software específico
Autor
Ronny Machado de Moraes
Orientação
Josefa Aparecida Gonçalves Grígoli
Instituição
UCDB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
/MS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A idéia para esta investigação partiu das minhas reflexões acerca dos resultados dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de ciências, em especial da biologia, disciplina que leciono no ensino médio. Tenho constatado na minha prática que esses resultados, muitas vezes ficam aquém do esperado, não correspondendo à dedicação e empenho do professor e dos alunos em geral. O objetivo principal deste estudo foi acompanhar e avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos de uma primeira série do ensino médio, ao vivenciarem uma situação de ensino e aprendizagem planejada e desenvolvida na disciplina Biologia, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, com o uso dos Mapas Conceituais construídos com o apoio de um programa específico de computador (CMap Tools) e organizadores prévios. Acredito que a inserção do computador no processo de construção de mapas conceituais poderá ser um fator de promoção da motivação, favorecendo a aprendizagem significativa, uma vez que facilita o trabalho de construção geométrica, do desenvolvimento de uma visão estética e a construção do conhecimento. Esta investigação foi desenvolvida mediante uma intervenção em sala de aula utilizando um delineamento de natureza experimental, com uso de Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE) e coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os dados coletados foram obtidos através de provas e testes, análise dos mapas conceituais produzidos pelos alunos no decorrer do estudo, além de entrevista através da técnica de grupo focal. Constatou-se através de análise estatística (test t) dos resultados da aprendizagem, que os alunos desse mesmo grupo apresentaram melhor desempenho. Além disso, os resultados sugerem que a metodologia de ensino fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa pode ser especialmente valiosa para os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
Palavras Chave
aprendizagem significativa; mapas conceituais; organizadores

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos