A competência dos professores de Biologia em contextualizar os conteúdos específicos.
Título
A competência dos professores de Biologia em contextualizar os conteúdos específicos.
A competência dos professores de Biologia em contextualizar os conteúdos específicos.
Educação
Autor
Petrúcio Luiz Lins Morais
Petrúcio Luiz Lins Morais
Orientação
Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa analisou a prática pedagógica de um grupo de 04 professoras de Biologia em duas Escolas Públicas de Ensino Médio, no Município de Garanhuns, Pernambuco, com relação à competência para contextualizar os conteúdos específicos. Os dados foram coletados durante 05 meses, através de observações em sala aula e de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos revelaram que nenhuma das professoras observadas contextualizou os conteúdos, apesar de terem verbalizado um certo entedimento do que seria a contextualização. O que encontramos foi um ensino com pouco domínio de conteúdo, fragmentado, voltado majoritariamente para a transmissão de informações, incluindo alguns exemplos desarticulados do dia-a-dia, sem nenhuma exploração que levasse a uma contextualização. Além disso, quando os alunos, apoiando-se nesses exemplos, levantavam algumas questões que poderiam conduzir a alguma forma de contextualização, as professoras não estabeleciam um diálogo, limitando-se a repetir alguma informação previamente fornecida ou, quando os alunos forneciam algumas informações novas, elas apenas confirmavam, seguindo com o conteúdo, sem articulá-lo com essas informações. Assim, consideramos que a competência para contextualizar os conteúdos específicos requer o domínio e a articulação dos mesmos, com o cotidiano dos alunos, mediante uma aula interativa que valorize os conhecimentos prévios e a participação dos alunos.
Esta pesquisa analisou a prática pedagógica de um grupo de 04 professoras de Biologia em duas Escolas Públicas de Ensino Médio, no Município de Garanhuns, Pernambuco, com relação à competência para contextualizar os conteúdos específicos. Os dados foram coletados durante 05 meses, através de observações em sala aula e de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos revelaram que nenhuma das professoras observadas contextualizou os conteúdos, apesar de terem verbalizado um certo entedimento do que seria a contextualização. O que encontramos foi um ensino com pouco domínio de conteúdo, fragmentado, voltado majoritariamente para a transmissão de informações, incluindo alguns exemplos desarticulados do dia-a-dia, sem nenhuma exploração que levasse a uma contextualização. Além disso, quando os alunos, apoiando-se nesses exemplos, levantavam algumas questões que poderiam conduzir a alguma forma de contextualização, as professoras não estabeleciam um diálogo, limitando-se a repetir alguma informação previamente fornecida ou, quando os alunos forneciam algumas informações novas, elas apenas confirmavam, seguindo com o conteúdo, sem articulá-lo com essas informações. Assim, consideramos que a competência para contextualizar os conteúdos específicos requer o domínio e a articulação dos mesmos, com o cotidiano dos alunos, mediante uma aula interativa que valorize os conhecimentos prévios e a participação dos alunos.
Palavras Chave
Ensino Biologia; Contextualização;Prática Docente.
Ensino Biologia; Contextualização;Prática Docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor