A competência dos professores de Biologia em contextualizar os conteúdos específicos.

Título
A competência dos professores de Biologia em contextualizar os conteúdos específicos.
Educação
Autor
Petrúcio Luiz Lins Morais
Orientação
Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa analisou a prática pedagógica de um grupo de 04 professoras de Biologia em duas Escolas Públicas de Ensino Médio, no Município de Garanhuns, Pernambuco, com relação à competência para contextualizar os conteúdos específicos. Os dados foram coletados durante 05 meses, através de observações em sala aula e de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos revelaram que nenhuma das professoras observadas contextualizou os conteúdos, apesar de terem verbalizado um certo entedimento do que seria a contextualização. O que encontramos foi um ensino com pouco domínio de conteúdo, fragmentado, voltado majoritariamente para a transmissão de informações, incluindo alguns exemplos desarticulados do dia-a-dia, sem nenhuma exploração que levasse a uma contextualização. Além disso, quando os alunos, apoiando-se nesses exemplos, levantavam algumas questões que poderiam conduzir a alguma forma de contextualização, as professoras não estabeleciam um diálogo, limitando-se a repetir alguma informação previamente fornecida ou, quando os alunos forneciam algumas informações novas, elas apenas confirmavam, seguindo com o conteúdo, sem articulá-lo com essas informações. Assim, consideramos que a competência para contextualizar os conteúdos específicos requer o domínio e a articulação dos mesmos, com o cotidiano dos alunos, mediante uma aula interativa que valorize os conhecimentos prévios e a participação dos alunos.
Palavras Chave
Ensino Biologia; Contextualização;Prática Docente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor