Ambiente virtual interativo no ensino de Ciências: uma abordagem sociocultural
Título
Ambiente virtual interativo no ensino de Ciências: uma abordagem sociocultural
Ambiente virtual interativo no ensino de Ciências: uma abordagem sociocultural
Autor
Claudinei Aparecido Oliveira Moreira
Claudinei Aparecido Oliveira Moreira
Orientação
Marcelo Giordan
Marcelo Giordan
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho consiste em um estudo de caso, no qual alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo desenvolvem uma atividade, em uma aula de física, utilizando um ambiente virtual interativo de aprendizagem, apoiado pelo computador. O objetivo desta pesquisa é analisar se a utilização de um ambiente virtual interativo composto por uma seqüência didática, uma animação e um software para construção de gráficos, contribui para o entendimento dos alunos do processo de aquecimento da água que inicialmente se encontra no estado de gelo até se transformar totalmente em vapor. Como a pesquisa está inserida em uma perspectiva sociocultural, a análise dos diálogos é baseada principalmente nos padrões discursivos observados na interação produzida entre os alunos diante do computador.
Este trabalho consiste em um estudo de caso, no qual alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo desenvolvem uma atividade, em uma aula de física, utilizando um ambiente virtual interativo de aprendizagem, apoiado pelo computador. O objetivo desta pesquisa é analisar se a utilização de um ambiente virtual interativo composto por uma seqüência didática, uma animação e um software para construção de gráficos, contribui para o entendimento dos alunos do processo de aquecimento da água que inicialmente se encontra no estado de gelo até se transformar totalmente em vapor. Como a pesquisa está inserida em uma perspectiva sociocultural, a análise dos diálogos é baseada principalmente nos padrões discursivos observados na interação produzida entre os alunos diante do computador.
Palavras Chave
computador, interatividade, ensino de Ciências.
computador, interatividade, ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos