Patrimônio Geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas
Título
Patrimônio Geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas
Patrimônio Geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas
Autor
Jasmine Cardozo Moreira
Jasmine Cardozo Moreira
Orientação
João José Bigarella
João José Bigarella
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta tese trata de temáticas voltadas ao Turismo e às Geociências, aliada a geoconservação e interpretação dos ambientes naturais, visto que um maior entendimento sobre o nosso patrimônio geológico pode ser facilitado através do repasse adequado de informações relativas à interpretação ambiental. Com o objetivo de justificar a importância da divulgação das geociências a visitantes de Unidades de Conservação, comunidade e geoturistas, utilizando meios interpretativos relativos à geologia e geomorfologia, viabilizando uma melhor compreensão do patrimônio geológico e o incentivo ao geoturismo, este estudo de caso envolve três Unidades de Conservação: O Parque Estadual de Vila Velha (PR), Parque Nacional de Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). O embasamento teórico engloba aspectos relativos à geologia, geomorfologia, turismo em áreas naturais, geoturismo, geoconservação, geoparques, interpretação e educação ambiental. Os resultados incluem os Pontos de Interesse Geo-Didático e a análise dos questionários aplicados a professores do Ensino Público de Ponta Grossa. São feitas considerações a respeito das ações visando a interpretação do ambiente em relação aos aspectos geológicos e geomorfológicos, englobando os cursos para condutores, a análise dos questionários aplicados aos participantes deste curso, excursões e roteiros, palestras, material impresso, painéis interpretativos e a análise dos questionários aplicados aos visitantes do PNI e PEVV, material áudio-visual, website, jogos, e propostas de geoeducação. E, num terceiro momento, são feitas as recomendações para o desenvolvimento do Geoturismo em regiões que apresentam potencial, considerações a respeito do Formulário da UNESCO para integrar a Rede Mundial de Geoparques e por fim a proposta de criação de uma Rede Brasileira de Geoparques. Conlui-se que há atrativos geológicos e geomorfológicos relevantes para a realização de atividades educativas, interpretativas e roteiros geoturísticos, o geoturismo pode ser desenvolvido nas UC´s pesquisadas e a comunidade e os visitantes têm o interesse em conhecer mais sobre os aspectos geológicos. Por fim verificou-se a necessidade de projetos, incentivo, capacitação e planejamento adequado para que as atividades ligadas à interpretação do patrimônio geológico aos visitantes sejam realizadas de maneira satisfatória.
Esta tese trata de temáticas voltadas ao Turismo e às Geociências, aliada a geoconservação e interpretação dos ambientes naturais, visto que um maior entendimento sobre o nosso patrimônio geológico pode ser facilitado através do repasse adequado de informações relativas à interpretação ambiental. Com o objetivo de justificar a importância da divulgação das geociências a visitantes de Unidades de Conservação, comunidade e geoturistas, utilizando meios interpretativos relativos à geologia e geomorfologia, viabilizando uma melhor compreensão do patrimônio geológico e o incentivo ao geoturismo, este estudo de caso envolve três Unidades de Conservação: O Parque Estadual de Vila Velha (PR), Parque Nacional de Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). O embasamento teórico engloba aspectos relativos à geologia, geomorfologia, turismo em áreas naturais, geoturismo, geoconservação, geoparques, interpretação e educação ambiental. Os resultados incluem os Pontos de Interesse Geo-Didático e a análise dos questionários aplicados a professores do Ensino Público de Ponta Grossa. São feitas considerações a respeito das ações visando a interpretação do ambiente em relação aos aspectos geológicos e geomorfológicos, englobando os cursos para condutores, a análise dos questionários aplicados aos participantes deste curso, excursões e roteiros, palestras, material impresso, painéis interpretativos e a análise dos questionários aplicados aos visitantes do PNI e PEVV, material áudio-visual, website, jogos, e propostas de geoeducação. E, num terceiro momento, são feitas as recomendações para o desenvolvimento do Geoturismo em regiões que apresentam potencial, considerações a respeito do Formulário da UNESCO para integrar a Rede Mundial de Geoparques e por fim a proposta de criação de uma Rede Brasileira de Geoparques. Conlui-se que há atrativos geológicos e geomorfológicos relevantes para a realização de atividades educativas, interpretativas e roteiros geoturísticos, o geoturismo pode ser desenvolvido nas UC´s pesquisadas e a comunidade e os visitantes têm o interesse em conhecer mais sobre os aspectos geológicos. Por fim verificou-se a necessidade de projetos, incentivo, capacitação e planejamento adequado para que as atividades ligadas à interpretação do patrimônio geológico aos visitantes sejam realizadas de maneira satisfatória.
Palavras Chave
patrimônio geológico, geoturismo, interpretação ambiental.
patrimônio geológico, geoturismo, interpretação ambiental.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar