A contribuição da prática de ensino de Química sob a forma de estágio supervisionado na atuação docente dos licenciados em Ciências - habilitados em Química
Título
A contribuição da prática de ensino de Química sob a forma de estágio supervisionado na atuação docente dos licenciados em Ciências - habilitados em Química
A contribuição da prática de ensino de Química sob a forma de estágio supervisionado na atuação docente dos licenciados em Ciências - habilitados em Química
Autor
Luciane Leite Rolim Moreira
Luciane Leite Rolim Moreira
Orientação
Wojciech Kuleza
Wojciech Kuleza
Instituição
UFPB
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
João Pessoa/PB
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Adotando a reflexão sobre a própria prática docente, como possibilidade de caracterizar a sua epistemologia, busca-se, neste estudo, analisar a contribuição da prática de ensino de Química, sob a forma de estágio supervisionado, aos licenciados em Ciências - habilitados em Química pelo Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal da Paraíba, no que diz respeito a sua atuação docente no ensino médio. Este trabalho circunscreve-se ao âmbito das pesquisas sobre a formação inicial de professores e ensino de Química. O material foi coletado através da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise de conteúdo conduziu a análise das informações num enfoque qualitativo e quantitativo. Os resultados indicam que a contribuição do componente curricular investigado, produziu atitudes positivas. Também constatou-se, como evidência mais significativa, a postura da prática de ensino, sob a forma de estágio supervisionado, em direcionar o processo do ensino e da aprendizagem do conteúdo curricular Química para a construção da cidadania. Acredita-se que esta concepção educativa possibilite uma leitura mais aprimorada do mundo, voltada para os legítimos interesses e necessidades dos alunos do ensino médio.
Adotando a reflexão sobre a própria prática docente, como possibilidade de caracterizar a sua epistemologia, busca-se, neste estudo, analisar a contribuição da prática de ensino de Química, sob a forma de estágio supervisionado, aos licenciados em Ciências - habilitados em Química pelo Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal da Paraíba, no que diz respeito a sua atuação docente no ensino médio. Este trabalho circunscreve-se ao âmbito das pesquisas sobre a formação inicial de professores e ensino de Química. O material foi coletado através da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise de conteúdo conduziu a análise das informações num enfoque qualitativo e quantitativo. Os resultados indicam que a contribuição do componente curricular investigado, produziu atitudes positivas. Também constatou-se, como evidência mais significativa, a postura da prática de ensino, sob a forma de estágio supervisionado, em direcionar o processo do ensino e da aprendizagem do conteúdo curricular Química para a construção da cidadania. Acredita-se que esta concepção educativa possibilite uma leitura mais aprimorada do mundo, voltada para os legítimos interesses e necessidades dos alunos do ensino médio.
Palavras Chave
Prática de Ensino, Formação inicial, estágio supervisionado.
Prática de Ensino, Formação inicial, estágio supervisionado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores