Idéias sobre reprodução: implicações pedagógicas para o ensino de Ciências no ensino fundamental
Título
Idéias sobre reprodução: implicações pedagógicas para o ensino de Ciências no ensino fundamental
Idéias sobre reprodução: implicações pedagógicas para o ensino de Ciências no ensino fundamental
Autor
Judith Yamelis Campos Moreno
Judith Yamelis Campos Moreno
Orientação
Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estuda as concepções dos alunos, que envolvem os fenômenos ensinados na escola, constituindo a linha prioritária da pesquisa em didática das ciências desde a década de 80. Analisa como as crianças percebem e compreendem um dos conceitos fundamentais de genética e evolução biológica, revisando as ideias sobre o processo de reprodução de planta e animais, em crianças de 5a série do ensino fundamental. Neste trabalho as ideias das crianças foram resgatadas a partir de 2 estudos: análise das transcrições de entrevistas com 10 crianças brasileiras sobre suas concepções de reprodução e herança; e um questionário com a finalidade de verificar e indagar alguns aspectos mais específicos do conceito de reprodução, aplicado a uma amostra ampliada de 254 crianças venezuelanas da 5a série do 1o grau. Os resultados obtidos ao serem consideradas as diferentes realidades escolares e culturais pesquisadas revelaram que as crianças, apesar de sua diversidade de formação, perfil sócio-econômico, cultural, etc., apresentam algumas concepções muito parecidas. Demonstraram muitos pontos em comum, embora o nível de informação fosse diferenciado, permitindo caracterizar o possível significado do que representariam as palavras €"planta€" e "€œanimal€" para as crianças, analisando o modo de reprodução que lhe seriam atribuídos. A presença de flores parece ser uma das principais caracteríticas indicativas do que seria, para as crianças, uma planta, onde algumas angiospermas de uso ornamental foram citadas com maior frequência, e as demais excepcionalmente nomeadas; a reprodução vegetativa ou assexual associada com a raiz, sendo a semente reconhecida como parte dos frutos comestíveis, mas sem relação com o intercâmbio de material hereditário, e obtidas comercialmente ou pelos frutos; desenvolvimento de frutos relacionados com as flores, mas não relacionados com a função reprodutora; alguns alunos reconheceram o pólen como um elemento que participa na "€œreprodução das flores" e não da planta toda; a polinização percebida como a "€œmistura do pólen"€ entre duas "flores que se reproduziriam"€, sendo o pólen confundido com a semente. Em relação aos animais, as crianças nomearam os animais com menos dificuldades, classificando como características o tamanho e a presença de movimento; significado de animais relacionados aos mamíferos (domésticos), aves e poucos répteis; reprodução sexual atribuída estritamente aos mamíferos, baseada no atributo de fêmea ou macho; parecem terem percebido a aranha e os insetos como seres assexuados; desenvolvimento através de ovos como função unicamente à fêmea, e o macho parece não ter vinculação genética com a prole. Relaciona esta concepção das crianças com o pensamento de cientistas do passado, como por exemplo, os naturalistas do século XIII, Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon. Objetiva procurar abrir caminhos para futuras pesquisas que visem aprofundar as concepções de reprodução nas crianças, oferecendo subsídios de ensino para o professor do ensino fundamental, ampliando seus recursos em função de sua própria e diversa realidade.
Estuda as concepções dos alunos, que envolvem os fenômenos ensinados na escola, constituindo a linha prioritária da pesquisa em didática das ciências desde a década de 80. Analisa como as crianças percebem e compreendem um dos conceitos fundamentais de genética e evolução biológica, revisando as ideias sobre o processo de reprodução de planta e animais, em crianças de 5a série do ensino fundamental. Neste trabalho as ideias das crianças foram resgatadas a partir de 2 estudos: análise das transcrições de entrevistas com 10 crianças brasileiras sobre suas concepções de reprodução e herança; e um questionário com a finalidade de verificar e indagar alguns aspectos mais específicos do conceito de reprodução, aplicado a uma amostra ampliada de 254 crianças venezuelanas da 5a série do 1o grau. Os resultados obtidos ao serem consideradas as diferentes realidades escolares e culturais pesquisadas revelaram que as crianças, apesar de sua diversidade de formação, perfil sócio-econômico, cultural, etc., apresentam algumas concepções muito parecidas. Demonstraram muitos pontos em comum, embora o nível de informação fosse diferenciado, permitindo caracterizar o possível significado do que representariam as palavras €"planta€" e "€œanimal€" para as crianças, analisando o modo de reprodução que lhe seriam atribuídos. A presença de flores parece ser uma das principais caracteríticas indicativas do que seria, para as crianças, uma planta, onde algumas angiospermas de uso ornamental foram citadas com maior frequência, e as demais excepcionalmente nomeadas; a reprodução vegetativa ou assexual associada com a raiz, sendo a semente reconhecida como parte dos frutos comestíveis, mas sem relação com o intercâmbio de material hereditário, e obtidas comercialmente ou pelos frutos; desenvolvimento de frutos relacionados com as flores, mas não relacionados com a função reprodutora; alguns alunos reconheceram o pólen como um elemento que participa na "€œreprodução das flores" e não da planta toda; a polinização percebida como a "€œmistura do pólen"€ entre duas "flores que se reproduziriam"€, sendo o pólen confundido com a semente. Em relação aos animais, as crianças nomearam os animais com menos dificuldades, classificando como características o tamanho e a presença de movimento; significado de animais relacionados aos mamíferos (domésticos), aves e poucos répteis; reprodução sexual atribuída estritamente aos mamíferos, baseada no atributo de fêmea ou macho; parecem terem percebido a aranha e os insetos como seres assexuados; desenvolvimento através de ovos como função unicamente à fêmea, e o macho parece não ter vinculação genética com a prole. Relaciona esta concepção das crianças com o pensamento de cientistas do passado, como por exemplo, os naturalistas do século XIII, Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon. Objetiva procurar abrir caminhos para futuras pesquisas que visem aprofundar as concepções de reprodução nas crianças, oferecendo subsídios de ensino para o professor do ensino fundamental, ampliando seus recursos em função de sua própria e diversa realidade.
Palavras Chave
Reprodução; representações; História da Ciência.
Reprodução; representações; História da Ciência.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno