Idéias sobre reprodução: implicações pedagógicas para o ensino de Ciências no ensino fundamental

Título
Idéias sobre reprodução: implicações pedagógicas para o ensino de Ciências no ensino fundamental
Autor
Judith Yamelis Campos Moreno
Orientação
Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda as concepções dos alunos, que envolvem os fenômenos ensinados na escola, constituindo a linha prioritária da pesquisa em didática das ciências desde a década de 80. Analisa como as crianças percebem e compreendem um dos conceitos fundamentais de genética e evolução biológica, revisando as ideias sobre o processo de reprodução de planta e animais, em crianças de 5a série do ensino fundamental. Neste trabalho as ideias das crianças foram resgatadas a partir de 2 estudos: análise das transcrições de entrevistas com 10 crianças brasileiras sobre suas concepções de reprodução e herança; e um questionário com a finalidade de verificar e indagar alguns aspectos mais específicos do conceito de reprodução, aplicado a uma amostra ampliada de 254 crianças venezuelanas da 5a série do 1o grau. Os resultados obtidos ao serem consideradas as diferentes realidades escolares e culturais pesquisadas revelaram que as crianças, apesar de sua diversidade de formação, perfil sócio-econômico, cultural, etc., apresentam algumas concepções muito parecidas. Demonstraram muitos pontos em comum, embora o nível de informação fosse diferenciado, permitindo caracterizar o possí­vel significado do que representariam as palavras €"planta€" e "€œanimal€" para as crianças, analisando o modo de reprodução que lhe seriam atribuídos. A presença de flores parece ser uma das principais caracteríticas indicativas do que seria, para as crianças, uma planta, onde algumas angiospermas de uso ornamental foram citadas com maior frequência, e as demais excepcionalmente nomeadas; a reprodução vegetativa ou assexual associada com a raiz, sendo a semente reconhecida como parte dos frutos comestíveis, mas sem relação com o intercâmbio de material hereditário, e obtidas comercialmente ou pelos frutos; desenvolvimento de frutos relacionados com as flores, mas não relacionados com a função reprodutora; alguns alunos reconheceram o pólen como um elemento que participa na "€œreprodução das flores" e não da planta toda; a polinização percebida como a "€œmistura do pólen"€ entre duas "flores que se reproduziriam"€, sendo o pólen confundido com a semente. Em relação aos animais, as crianças nomearam os animais com menos dificuldades, classificando como características o tamanho e a presença de movimento; significado de animais relacionados aos mamí­feros (domésticos), aves e poucos répteis; reprodução sexual atribuída estritamente aos mamí­feros, baseada no atributo de fêmea ou macho; parecem terem percebido a aranha e os insetos como seres assexuados; desenvolvimento através de ovos como função unicamente à fêmea, e o macho parece não ter vinculação genética com a prole. Relaciona esta concepção das crianças com o pensamento de cientistas do passado, como por exemplo, os naturalistas do século XIII, Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon. Objetiva procurar abrir caminhos para futuras pesquisas que visem aprofundar as concepções de reprodução nas crianças, oferecendo subsídios de ensino para o professor do ensino fundamental, ampliando seus recursos em função de sua própria e diversa realidade.
Palavras Chave
Reprodução; representações; História da Ciência.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno