Utilização de recursos de multimídia no ensino de Química do nível Médio

Título
Utilização de recursos de multimídia no ensino de Química do nível Médio
Autor
Vânia de Albuquerque Moretti
Orientação
Pedro Faria dos Santos Filho
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Ano
2007
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho apresenta um conjunto piloto de oito aulas eletrônicas, elaboradas com o uso do aplicativo Flash e direcionadas para o ensino médio. As aulas focalizam os tópicos ácidos, bases e sais e foram aplicadas tanto em escolas públicas quanto privadas. O resultado de sua eficiência foi avaliado por meio de questionários respondidos por professores e alunos. Na opinião dos alunos, uma das vantagens do material é que ele pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer momento bem como possui um apelo visual bastante esclarecedor e estimulante. Na opinião dos professores, a utilização desses recursos, além de despertar a atenção e o interesse dos alunos, facilita o aprendizado mesmo daqueles que, normalmente, apresentam mais dificuldade de assimilação. Segundo eles, a grande maioria dos professores que atuam tanto no ensino público quanto no privado estaria preparada para utilizar o material. Estes resultados indicam que a aplicação desse recurso pode contribuir para a formação e melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo os contrastes entre o ensino público e o privado.
Palavras Chave
aulas eletrônicas, uso do aplicativo Flash, TICs.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos