O ensino de Ciências na 5ª e 6ª séries da escola fundamental
Título
O ensino de Ciências na 5ª e 6ª séries da escola fundamental
O ensino de Ciências na 5ª e 6ª séries da escola fundamental
Educação para a Ciência
Autor
Graziella Ribeiro Soares Moura
Graziella Ribeiro Soares Moura
Orientação
José Misael Ferreira do Vale
José Misael Ferreira do Vale
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A finalidade deste trabalho foi emergir questões sobre como está desenvolvido o Ensino de Ciências em classes de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Assim, foi possível perceber que papel as Ciências têm na escola, que reflexos podem ocasionar nos jovens e como elas estão sendo desenvolvidas nestas séries, a fim de que se busque melhor preparação científica formal dos estudantes. Tendo a Ciência, hoje, como o grande alicerce do progresso da sociedade moderna as ciências se tornam muito necessárias e não podem ser relegadas, nem mal desempenhadas sob pena de mantermos a sociedade analfabeta cientificamente. O mundo contemporâneo necessita de cultura científica aliada à Tecnologia, e é a escola a instituição mais recomendável para a divulgação e difusão do saber científico e tecnológico. Frustradas foram as inúmeras tentativas de melhoria do Ensino de Ciências em nosso país até hoje, mas há proposta interessante para reverter o quadro caótico da educação científica brasileira como a Pedagogia Histórico-Crítica. Para a realização da pesquisa utilizei os instrumentos da observação direta e entrevista. Observei 180 aulas de Ciências em classes de 5ª e 6ª séries e através das observações analisei os objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação do Ensino de Ciências. Entrevistei 180 alunos das classes observadas e através das entrevistas pude perceber e analisar as impressões que os alunos têm acerca do ensino de Ciências. A partir do levantamento dos dados e posterior análise pude delinear algumas considerações importantes: a) A base do ensino científico atual é a degeneração do método expositivo da escola tradicional e ainda é memorístico; b) É necessário viabilizar através de métodos e recursos mais eficazes o conhecimento científico ao aluno; c) O grande problema está na forma de desenvolver este ensino; d) Não há vinculação alguma entre conhecimento científico e tecnológico o que é inadmissível atualmente em virtude do imenso progresso da sociedade moderna; e) A formação do professor é questão primordial, pois ele é o mediador da cultura elaborada.
A finalidade deste trabalho foi emergir questões sobre como está desenvolvido o Ensino de Ciências em classes de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Assim, foi possível perceber que papel as Ciências têm na escola, que reflexos podem ocasionar nos jovens e como elas estão sendo desenvolvidas nestas séries, a fim de que se busque melhor preparação científica formal dos estudantes. Tendo a Ciência, hoje, como o grande alicerce do progresso da sociedade moderna as ciências se tornam muito necessárias e não podem ser relegadas, nem mal desempenhadas sob pena de mantermos a sociedade analfabeta cientificamente. O mundo contemporâneo necessita de cultura científica aliada à Tecnologia, e é a escola a instituição mais recomendável para a divulgação e difusão do saber científico e tecnológico. Frustradas foram as inúmeras tentativas de melhoria do Ensino de Ciências em nosso país até hoje, mas há proposta interessante para reverter o quadro caótico da educação científica brasileira como a Pedagogia Histórico-Crítica. Para a realização da pesquisa utilizei os instrumentos da observação direta e entrevista. Observei 180 aulas de Ciências em classes de 5ª e 6ª séries e através das observações analisei os objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação do Ensino de Ciências. Entrevistei 180 alunos das classes observadas e através das entrevistas pude perceber e analisar as impressões que os alunos têm acerca do ensino de Ciências. A partir do levantamento dos dados e posterior análise pude delinear algumas considerações importantes: a) A base do ensino científico atual é a degeneração do método expositivo da escola tradicional e ainda é memorístico; b) É necessário viabilizar através de métodos e recursos mais eficazes o conhecimento científico ao aluno; c) O grande problema está na forma de desenvolver este ensino; d) Não há vinculação alguma entre conhecimento científico e tecnológico o que é inadmissível atualmente em virtude do imenso progresso da sociedade moderna; e) A formação do professor é questão primordial, pois ele é o mediador da cultura elaborada.
Palavras Chave
Educação Básica; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências
Educação Básica; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método