Concepções espontâneas da relação força e movimento e a suas implicações na interpretação do estado supercondutor

Título
Concepções espontâneas da relação força e movimento e a suas implicações na interpretação do estado supercondutor
Autor
Marcos Antonio Torres Muller
Orientação
Luis Gallego Martinez
Instituição
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho relata algumas interpretações acerca da relação Força e Movimento dos corpos sendo percebidas distorções na associação destes conceitos. A motivação para o tema é iniciada através de um trabalho desenvolvido com alunos de graduação em Licenciatura do Curso de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde verificamos haver grandes índices de distorções sobre o assunto. Para melhor compreensão do trabalho com os alunos fizemos uma pesquisa do tema através de uma memória pela História da Física, desde a Escola Jônica do século IV a.C até os momentos atuais, passando por Aristóteles, Galileu e Newton. Sobre a relação Força e Movimento detectamos que no desenvolvimento cognitivo do ser humano, o senso comum leva-o a uma interpretação distorcida sobre a relação. Esta distorção é chamada na literatura de Concepção Espontânea de um conceito. Para que houvesse uma visão mais ampla de como a relação Força e Movimento são interpretados pelos egressos do Ensino Médio foi utilizada a estrutura do Vestibular da UFES, onde foram inseridas questões sobre o tema, sendo que os resultados confirmam os dados da literatura pesquisada. Comprovamos existir uma função correlação entre o candidato e o Vestibular. Esta função indica que numa série temporal o conceito abordado passa a ser estudado por futuros candidatos do Vestibular. Este trabalho também sugere uma forma de aprimorar a aprendizagem do conceito com o uso de experimentos, dos quais alguns são apresentados na dissertação sob o paradigma do baixo custo. Estes experimentos foram desenvolvidos por alunos do curso de Instrumentação do Ensino em Física da UFES no período de 2002 a 2004. Finalmente, através da dedução da Lei de Ohm sugerimos que existe uma relação do ideário aristotélico associado ao movimento dos elétrons, no condutor real: o movimento só ocorrerá em meio resistivo e conseqüentemente a F vr r , o que poderá gerar dificuldades na compreensão do movimento dos elétrons nos condutores perfeitos e no supercondutor. Destacamos o caráter ímpar do Efeito Meisser na compreensão do estado supercondutor (Diamagnetismo Perfeito).
Palavras Chave
Física Estudo e Ensino; supercondutividade, força movimento

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Formação de Conceitos