Avaliação da abordagem de um tema CTS em aulas de ciências das series finais do ensino fundamental: analise de uma intervenção pedagógica.

Título
Avaliação da abordagem de um tema CTS em aulas de ciências das series finais do ensino fundamental: analise de uma intervenção pedagógica.
Autor
Juliana Viégas Mundim
Orientação
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Pesquisas na área de ensino de ciências indicam que têm ocorrido muitos problemas no processo de ensino e aprendizagem de ciências. O ensino de ciências convencional ainda mantém uma perspectiva empirista e fragmentada sobre a ciência sem a preocupação com as constantes mudanças envolvendo a ciência, a tecnologia e a sociedade. A educação científica CTS propõe superar essa visão fragmentada por considerar que o ensino de ciências deve tratar o conhecimento científico relacionando a ciência ao ambiente tecnológico e social do estudante. Essa visão integrada e contextualizada também está presente na legislação educacional (LDB 9.394/96 e PCN Ciências Naturais – Ensino de quinta a oitava séries) que expressa diretrizes para o ensino de ciências buscar a compreensão dos diversos campos da ciência integrados entre si e com as questões sociais. Nessa perspectiva, têm surgido propostas de organização curricular por meio da abordagem de temas ou questões sociais (temas transversais, situação de estudo e abordagem temática) que buscam dar significado e relevância ao conteúdo científico. Esta dissertação apresenta a análise de uma intervenção pedagógica realizada em aulas de ciências naturais de uma turma do 8º ano do ensino fundamental. O objetivo principal foi analisar a experiência pedagógica de abordagem temática utilizando um tema CTS com o propósito de observar se a intervenção contribuiu para a compreensão do aluno das aplicações e implicações do conhecimento científico em sua vida e quais as implicações dessa abordagem no sentido de proporcionar um aumento de participação dos alunos nas aulas. Para alcançá-lo, foram utilizados os seguintes procedimentos de pesquisa: observação e gravação das aulas, questionários, entrevistas e anotações em diário de campo. A análise dos dados sugere os seguintes avanços para o processo de ensino aprendizagem de ciências: maior interesse e participação dos alunos durante as aulas; compreensão do conteúdo científico; capacidade de utilizar o conteúdo científico em situações extraescolares; melhora no comportamento e no rendimento escolar; desenvolvimento da capacidade de argumentação; e mudanças de hábitos e atitudes. Pode-se considerar que a intervenção pedagógica desenvolvida na turma atendeu às perspectivas da educação CTS.
Palavras Chave
Ensino de ciências, CTS, abordagem temática.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método