Trabalhos Trimestrais: Uma Proposta de Pequenos Projetos de Pesquisa no Ensino da Física
Título
Trabalhos Trimestrais: Uma Proposta de Pequenos Projetos de Pesquisa no Ensino da Física
Trabalhos Trimestrais: Uma Proposta de Pequenos Projetos de Pesquisa no Ensino da Física
Autor
Luiz André Mützenberg
Luiz André Mützenberg
Orientação
Fernando Lang Da Silveira
Fernando Lang Da Silveira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação relata os avanços que se tornaram possíveis em uma atividade consolidada no currículo de Física da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, os Trabalhos Trimestrais, depois de documentá-la e analisá-la à luz de diversas teorias da aprendizagem. Os avanços citados consistem na melhor organização das propostas apresentadas aos alunos, na melhor orientação dos trabalhos, em uma reflexão sobre a avaliação dos trabalhos dos alunos e na elaboração do Guia do Professor, do Guia do Aluno, da Homepage dos Trabalhos Trimestrais e do CD dos Trabalhos Trimestrais, que serão apresentados no decorrer do texto e estão disponíveis nos apêndices.
Esta dissertação relata os avanços que se tornaram possíveis em uma atividade consolidada no currículo de Física da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, os Trabalhos Trimestrais, depois de documentá-la e analisá-la à luz de diversas teorias da aprendizagem. Os avanços citados consistem na melhor organização das propostas apresentadas aos alunos, na melhor orientação dos trabalhos, em uma reflexão sobre a avaliação dos trabalhos dos alunos e na elaboração do Guia do Professor, do Guia do Aluno, da Homepage dos Trabalhos Trimestrais e do CD dos Trabalhos Trimestrais, que serão apresentados no decorrer do texto e estão disponíveis nos apêndices.
Palavras Chave
Propostas de pequens projetos
Propostas de pequens projetos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método