Conceitos de química na educação básica e na academia: aproximações e distanciamentos.

Título
Conceitos de química na educação básica e na academia: aproximações e distanciamentos.
Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Autor
Jorge Lampe Narciso Júnior
Orientação
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Química do ensino médio, verificando o tipo de distância que mantém do conhecimento de referência. Considerou-se como conhecimento de referência aquele que é objeto de estudo do professor em formação, representado, portanto, pela bibliografia básica adotada no curso de Licenciatura em Química da Universidade de São Paulo. Para diferenciar os tipos de distanciamentos encontrados, elaborou-se uma ferramenta, por meio da qual os distanciamentos foram classificados em dois grupos, ambos decorrentes da transposição didática. Um deles seria o distanciamento vertical, originado pela transposição do conhecimento científico para cada nível de ensino, sendo necessário para permitir o aprendizado para alunos de diferentes faixas etárias. O outro tipo de distanciamento seria o horizontal, o qual se caracteriza por não ser essencial ao aprendizado do aluno em seu nivel de ensino, sendo decorrente de seu laxismo em relação ao conhecimento de referência. Foram comparados os distanciamentos horizontais encontrados em diferentes níveis de ensino. Apesar de nem todos eles implicarem obstáculos para a aprendizagem dos alunos, muitos daqueles apresentados pelos resultados desta pesquisa evidenciam esta característica. Esta pesquisa encontrou uma frequência de distanciamentos horizontais nos conceitos de livros de Ciências do ensino fundamental, significativamente maior do que a encontrada nos livros de Química do ensino médio.
Palavras Chave
livros didaticos, ensino de ciencias, ensino de química

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos