A concepção de Ciência do professor de Biologia do ensino médio e sua prática pedagógica interpretada a partir do conceito de intencionalidade.

Título
A concepção de Ciência do professor de Biologia do ensino médio e sua prática pedagógica interpretada a partir do conceito de intencionalidade.
Autor
Carlos Henrique Nascimento
Orientação
Evandro Ghedin
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nossa proposta partiu da necessidade de compreender a relação entre Intencionalidade e prática pedagógica. De que maneira a Intencionalidade enquanto processo cognitivo atua na construção da concepção de ciência do professor de biologia do ensino médio influenciando no modo como se leciona em sala de aula. Na tentativa de encontrarmos argumentos coerentes para o nosso problema de pesquisa, esmiuçamos inicialmente o conceito de Intencionalidade, desde sua gênese etimológica, seguindo pelos caminhos da filosofia, destacando teóricos como Hurssel e seus predecessores pós-modernos John Searle e Daniel C. Dennett. Entendemos o problema da Intencionalidade como uma discussão ontológica, pois à medida que o professor reflete sobre a maneira como pensa o seu ensino, está na verdade construindo uma imagem de si, e esta é conseqüência do modo como aprendeu e amadureceu o seu entendimento sobre o papel da Ciência. Daí a necessidade de nos apossarmos do conceito de Ciência e da maneira como é representada. Revisitamos a concepção de Ciência representada na teoria de filósofos da história da ciência, entre eles, Bachelard, Popper, Lakatos, Kuhn, Feyerabend e Boaventura Santos que de alguma maneira influenciaram o currículo de biologia e o livro didático. Nossa pesquisa possuiu um cunho fenomenológico. As amostras da pesquisa envolveram três (3) escolas de tempo integral e oito (8) professores de Biologia do Ensino Médio.
Palavras Chave
intencionalidade, concepção de Ciência, formação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor