A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano

Título
A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano
Autor
Cláudia Santos do Nascimento
Orientação
Shirley Takeco Gobara
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados de um projeto de mestrado que teve como objetivo propor e testar uma metodologia de ensino contextualizada para o ensino de ondas sonoras. Trata-se de uma atividade de manipulação de alguns objetos e de observação do próprio corpo no momento em que estão produzindo som. Os alunos foram solicitados a explicar o processo de emissão do som em cada situação proposta. A atividade possibilita a utilização e aplicação dos conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão do processo de produção do som da voz pelo sistema fonatório. Em nossa pesquisa, analisamos os resultados obtidos fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Investigamos nas respostas dadas pelos alunos durante a atividade a ocorrência de modelos explicativos, modelos mentais no sentido de Johnson-Laird, que descrevam a produção do som pelo corpo humano e a evolução destes modelos, em decorrência da realização da atividade. Essa atividade foi elaborada para auxiliar o aluno a construir um modelo explicativo coerente com o modelo consensual (conceitual) para produção do som e da voz. A análise das respostas dos alunos sugere que houve uma evolução no modelo explicativo externado pelos alunos e que a atividade elaborada e contextualizada no corpo humano contribuiu para que a maioria dos alunos investigados reelaborasse um modelo explicativo coerente com o modelo consensual para produção da voz.
Palavras Chave
som, ondas sonoras, voz, aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos