Um resgate histórico da prática do ensino de ciências naturais em uma escola de ensino fundamental.

Título
Um resgate histórico da prática do ensino de ciências naturais em uma escola de ensino fundamental.
Educação nas Ciências
Autor
Emilia Barcelos Nascimento
Orientação
Lenir Basso Zanon Zanon
Instituição
UNIJUI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho resgata e analisa características do Ensino de Ciências praticado nas 4ª à 7ª séries, na virada dos anos mil novecentos e setenta, em uma escola de ensino fundamental em implantação, com um olhar dirigido para estratégias, metodologias e recursos de ensino, considerando-se limites e possibilidades de exploração de vivências dos estudantes em situações de contato com ambientes intra e extra-escolares. Como era a prática de Ensino de Ciências vivida no contexto histórico em estudo Como situações em ambientes diversificados eram articuladas com conteúdos de Ciências Naturais O que aquela realidade reflete, aos olhos de hoje Como ela se relaciona com processos de mudança curricular hoje buscados A metodologia, de natureza qualitativa, abrangeu análise documental (de planos de ensino, produções de estudantes, relatórios arquivados em museu) e narrativas, num rememorar da prática vivenciada enquanto professora e pesquisadora. Buscou-se relacionar formas de organização e elaboração dos conteúdos escolares da época com tendências curriculares e proposições pedagógicas hoje proeminentes, no país. Indícios de características do ensino investigado contribuem para compreender dificuldades hoje vivenciadas em processos de desenvolvimento curricular, tais como: ensino contextualizado envolvendo laboratório e estudos de campo; ensino não propedêutico, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes; ensino com valores voltados para a cidadania; multiplicidade de interlocutores na prática do Ensino de Ciências; atenção à atividade do aluno; importância da formação do professor de Ciências e sua sensibilidade em ambientes de estudo; importância dos espaços-tempos e condições do professor na escola. Em práticas de sala de aula compareciam saberes e fazeres vivenciados em contextos extra-escolares, apontando para a especificidade dos processos de construção do conhecimento escolar como inter-relação dinâmica entre conhecimentos cotidianos e científicos. A importância da pesquisa se justifica pela visão de que resgatar, caracterizar e fundamentar práticas escolares diferenciadas pode contribuir para o avanço de conhecimentos sobre processos de melhoria do Ensino de Ciências em situação real, corroborando a valorização de reflexões críticas sobre concepções epistemológicas e suas implicações pedagógicas, como eixo organizador de processos de formação de professores dinamicamente configurado em contexto escolar enquanto focos de reconstrução social de teorias, discursos e práticas educativas.
Palavras Chave
prática de ensino, estratégias de ensino, recursos didáticos.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
História do Ensino de Ciências