Banco de dados csd (cambridge structural database) como recurso para o ensino-aprendizagem de quimica: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior.
Título
Banco de dados csd (cambridge structural database) como recurso para o ensino-aprendizagem de quimica: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior.
Banco de dados csd (cambridge structural database) como recurso para o ensino-aprendizagem de quimica: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior.
Autor
Fábio Batista do Nascimento
Fábio Batista do Nascimento
Orientação
Salete Linhares Queiroz
Salete Linhares Queiroz
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nas últimas décadas os computadores têm desempenhado importante papel no ensino. Neste trabalho apresentamos os principais resultados obtidos a partir de uma atividade que serviu para avaliar dois programas computacionais que integram uma importante fonte de pesquisas em química, o Banco de Dados Cambridge Structural Database (CSD): ConQuest, utilizado para realização de buscas no CSD e Mercury, utilizado para a visualização de estruturas cristalográficas. O Banco de Dados CSD apresenta informações sobre aproximadamente 300.000 estruturas cristalográficas de compostos orgânicos e organometálicos. O Classroom ConQuest, que é uma versão do ConQuest construída para utilização em ambientes de ensino e foi empregada neste trabalho, possui um banco de dados reduzido com cerca de 11.300 estruturas e pode ser instalado em tantos computadores quanto sejam necessários ao desenvolvimento de atividades de ensino. Para tanto, faz-se necessária a existência de uma licença para utilização do ConQuest original Os programas foram avaliados quantitativa e qualitativamente por alunos de graduação matriculados em um curso de química inorgânica, onde tiveram que solucionar alguns exercícios utilizando a base de dados e os programas ConQuest e Mercury. Os exercícios envolveram a extração e a manipulação de dados disponíveis no CSD. Os questionários de avaliação (que diziam respeito à utilidade e a aspectos educacionais dos programas) foram respondidos pelos alunos e mostraram que os programas podem auxiliar no entendimento dos conteúdos da disciplina. Além disso, muitos estudantes consideraram que a atividade os preparou para a utilização de outros bancos de dados e sugeriram que propostas similares poderiam ser aplicadas em disciplinas como cristalografia e química orgânica.
Nas últimas décadas os computadores têm desempenhado importante papel no ensino. Neste trabalho apresentamos os principais resultados obtidos a partir de uma atividade que serviu para avaliar dois programas computacionais que integram uma importante fonte de pesquisas em química, o Banco de Dados Cambridge Structural Database (CSD): ConQuest, utilizado para realização de buscas no CSD e Mercury, utilizado para a visualização de estruturas cristalográficas. O Banco de Dados CSD apresenta informações sobre aproximadamente 300.000 estruturas cristalográficas de compostos orgânicos e organometálicos. O Classroom ConQuest, que é uma versão do ConQuest construída para utilização em ambientes de ensino e foi empregada neste trabalho, possui um banco de dados reduzido com cerca de 11.300 estruturas e pode ser instalado em tantos computadores quanto sejam necessários ao desenvolvimento de atividades de ensino. Para tanto, faz-se necessária a existência de uma licença para utilização do ConQuest original Os programas foram avaliados quantitativa e qualitativamente por alunos de graduação matriculados em um curso de química inorgânica, onde tiveram que solucionar alguns exercícios utilizando a base de dados e os programas ConQuest e Mercury. Os exercícios envolveram a extração e a manipulação de dados disponíveis no CSD. Os questionários de avaliação (que diziam respeito à utilidade e a aspectos educacionais dos programas) foram respondidos pelos alunos e mostraram que os programas podem auxiliar no entendimento dos conteúdos da disciplina. Além disso, muitos estudantes consideraram que a atividade os preparou para a utilização de outros bancos de dados e sugeriram que propostas similares poderiam ser aplicadas em disciplinas como cristalografia e química orgânica.
Palavras Chave
Computadores; Ensino Superior; Ensino de Química
Computadores; Ensino Superior; Ensino de Química
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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