O pensamento científico e pedagógico e a ação docente: analisando o papel das teorias implícitas, das imagens de ciência e dos ideais de cientificidade no ensino de Ciências

Título
O pensamento científico e pedagógico e a ação docente: analisando o papel das teorias implícitas, das imagens de ciência e dos ideais de cientificidade no ensino de Ciências
Autor
Fabrício do Nascimento
Orientação
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Ano
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem por finalidade possibilitar reflexões sobre as possíveis relações existentes entre o pensamento científico e pedagógico e as ações educativas realizadas por professores de Ciências do ensino básico. Para conhecer os aspectos que fundamentam e orientam o ensino de Ciências desenvolvido por professores foi desenvolvido um programa de pesquisa de caráter qualitativo, considerando a realização de entrevistas, observações e análise documental. São identificadas as percepções e concepções dos professores a respeito da ciência; do ensino de Ciências; da formação científica recebida no âmbito da universidade; e das condições nas quais realizam suas práticas educativas; analisados os processos de pensamento científico e pedagógico; e analisadas as atividades didáticas realizadas em sala de aula, tendo em vista conhecer a influência desses aspectos sobre o ensino desenvolvido pelos professores. Os referenciais teórico-metodológicos assumidos no âmbito deste trabalho de pesquisa fundamentam-se na perspectiva sócio-histórica da educação, na concepção construtivista da aprendizagem e do ensino, no entendimento da ciência como polêmica reconstrutiva e como processo em permanente construção e no paradigma de pensamento do professor. A partir da análise das possíveis influências do pensamento científico e pedagógico sobre o ensino de Ciências desenvolvido pelos professores, defende-se a tese que os ideais de cientificidade que impõem à ciência critérios e finalidades levam os professores em formação a construir imagens distorcidas a respeito da ciência e da produção científica, assim, quando passam a exercer a função docente essas imagens passam a articular-se com suas teorias implícitas, de forma a orientar o ensino de Ciências que desenvolvem e a realização de atividades didáticas, o que indica haver uma correlação direta entre o pensamento docente a respeito da ciência e do ensino de Ciências e a realização de suas práticas educativas. Nesse sentido, são apontados alguns pressupostos teórico-metodológicos para a reflexão e busca de novos encaminhamentos para os cursos de formação científica de professores para o ensino básico, tendo em vista o rompimento com as visões de ciência objetiva, neutra e descontextualizada e de ensino de Ciências como acumulação de conhecimentos científicos acabados.
Palavras Chave
Pensamento do professor; formação científica de professores

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor