O uso do livro didático no Ensino de Biologia

Título
O uso do livro didático no Ensino de Biologia
Autor
Glória Garcia de Oliveira Nascimento
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo tem como objetivos identificar as funções atribuídas ao livro didático por estudantes e professores, e as diferentes formas e contextos de uso do livro didático de Biologia pelos docentes e discentes no âmbito da escolarização média em duas escolas públicas do Distrito Federal. Portanto, este estudo apresenta discussões a respeito das modalidades e contextos de uso do livro didático de Biologia segundo seus principais usuários - estudantes e professores. Preliminarmente, foram aplicados questionários aos estudantes de seis turmas, três em cada escola, de séries distintas; e finalmente foram feitas entrevistas com os professores. Na aplicação destas técnicas buscou-se identificar alguns aspectos correlatos às situações e modos de uso do livro na sala de aula e fora desse contexto. Além disso, dados sobre o papel do livro didático no contexto da organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico também foram obtidos. Na análise procurou-se agrupar os dados em categorias. Buscou-se explorar as informações dos sujeitos sem perder de vista os objetivos propostos. O estudo permitiu colocar em evidência alguns aspectos significativos, sob a óptica dos sujeitos, em relação ao livro didático de Biologia: a) Reconhecimento das funções do livro. b) O livro é um recurso importante. c) O uso do livro adotado é esporádico em sala de aula e intensivo fora desse contexto. d) O uso de outros livros é importante no processo de aprendizagem e ensino. e) Fatores aliados às reais condições de organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico influem no uso do livro didático de Biologia. f) Estudantes e professores utilizam parâmetros comuns para avaliar o livro didático que utilizam. g) Há uma dicotomia entre a fala dos professores e dos estudantes a respeito das formas de uso do livro didático de Biologia. Finalmente, o livro didático de Biologia, a despeito das reiteradas críticas que lhe são atribuídas por seus usuários, tem lugar cativo e reconhecido no contexto da organização do trabalho pedagógico da disciplina Biologia embora seu uso restrito em sala de aula pouco contribua para que o estudante desenvolva sua capacidade de análise crítica, pois ao que parece, não há desenvolvimento sistemático de atividades que apontem nessa direção.
Palavras Chave
ensino de biologia; livro didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos