O uso do livro didático no Ensino de Biologia
Título
O uso do livro didático no Ensino de Biologia
O uso do livro didático no Ensino de Biologia
Autor
Glória Garcia de Oliveira Nascimento
Glória Garcia de Oliveira Nascimento
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo tem como objetivos identificar as funções atribuídas ao livro didático por estudantes e professores, e as diferentes formas e contextos de uso do livro didático de Biologia pelos docentes e discentes no âmbito da escolarização média em duas escolas públicas do Distrito Federal. Portanto, este estudo apresenta discussões a respeito das modalidades e contextos de uso do livro didático de Biologia segundo seus principais usuários - estudantes e professores. Preliminarmente, foram aplicados questionários aos estudantes de seis turmas, três em cada escola, de séries distintas; e finalmente foram feitas entrevistas com os professores. Na aplicação destas técnicas buscou-se identificar alguns aspectos correlatos às situações e modos de uso do livro na sala de aula e fora desse contexto. Além disso, dados sobre o papel do livro didático no contexto da organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico também foram obtidos. Na análise procurou-se agrupar os dados em categorias. Buscou-se explorar as informações dos sujeitos sem perder de vista os objetivos propostos. O estudo permitiu colocar em evidência alguns aspectos significativos, sob a óptica dos sujeitos, em relação ao livro didático de Biologia: a) Reconhecimento das funções do livro. b) O livro é um recurso importante. c) O uso do livro adotado é esporádico em sala de aula e intensivo fora desse contexto. d) O uso de outros livros é importante no processo de aprendizagem e ensino. e) Fatores aliados às reais condições de organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico influem no uso do livro didático de Biologia. f) Estudantes e professores utilizam parâmetros comuns para avaliar o livro didático que utilizam. g) Há uma dicotomia entre a fala dos professores e dos estudantes a respeito das formas de uso do livro didático de Biologia. Finalmente, o livro didático de Biologia, a despeito das reiteradas críticas que lhe são atribuídas por seus usuários, tem lugar cativo e reconhecido no contexto da organização do trabalho pedagógico da disciplina Biologia embora seu uso restrito em sala de aula pouco contribua para que o estudante desenvolva sua capacidade de análise crítica, pois ao que parece, não há desenvolvimento sistemático de atividades que apontem nessa direção.
Este estudo tem como objetivos identificar as funções atribuídas ao livro didático por estudantes e professores, e as diferentes formas e contextos de uso do livro didático de Biologia pelos docentes e discentes no âmbito da escolarização média em duas escolas públicas do Distrito Federal. Portanto, este estudo apresenta discussões a respeito das modalidades e contextos de uso do livro didático de Biologia segundo seus principais usuários - estudantes e professores. Preliminarmente, foram aplicados questionários aos estudantes de seis turmas, três em cada escola, de séries distintas; e finalmente foram feitas entrevistas com os professores. Na aplicação destas técnicas buscou-se identificar alguns aspectos correlatos às situações e modos de uso do livro na sala de aula e fora desse contexto. Além disso, dados sobre o papel do livro didático no contexto da organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico também foram obtidos. Na análise procurou-se agrupar os dados em categorias. Buscou-se explorar as informações dos sujeitos sem perder de vista os objetivos propostos. O estudo permitiu colocar em evidência alguns aspectos significativos, sob a óptica dos sujeitos, em relação ao livro didático de Biologia: a) Reconhecimento das funções do livro. b) O livro é um recurso importante. c) O uso do livro adotado é esporádico em sala de aula e intensivo fora desse contexto. d) O uso de outros livros é importante no processo de aprendizagem e ensino. e) Fatores aliados às reais condições de organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico influem no uso do livro didático de Biologia. f) Estudantes e professores utilizam parâmetros comuns para avaliar o livro didático que utilizam. g) Há uma dicotomia entre a fala dos professores e dos estudantes a respeito das formas de uso do livro didático de Biologia. Finalmente, o livro didático de Biologia, a despeito das reiteradas críticas que lhe são atribuídas por seus usuários, tem lugar cativo e reconhecido no contexto da organização do trabalho pedagógico da disciplina Biologia embora seu uso restrito em sala de aula pouco contribua para que o estudante desenvolva sua capacidade de análise crítica, pois ao que parece, não há desenvolvimento sistemático de atividades que apontem nessa direção.
Palavras Chave
ensino de biologia; livro didático.
ensino de biologia; livro didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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