A Genética se faz presente no vestibular da UFSC.
Título
A Genética se faz presente no vestibular da UFSC.
A Genética se faz presente no vestibular da UFSC.
Autor
Jonice Ferreira de Macedo Nascimento
Jonice Ferreira de Macedo Nascimento
Orientação
Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisamos provas dos concursos vestibulares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1991 a 2001, enfocando as questões de Genética incluídas nas provas de Biologia. Utilizou-se metodologia de caráter qualitativo, orientada pela análise de conteúdo. O estudo justifica-se pela importância de se verificar o panorama dos temas em Genética que estão em evidência e aparecem com mais freqüência, bem como analisar de que forma tais conteúdos estão relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs) e às Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Onze provas de Biologia foram obtidas com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, num total de 168 questões. Organizaram-se as questões de acordo com o roteiro de estudo contido no manual do candidato. As 36 questões de Genética (21,43%) foram classificadas conforme cinco critérios: presença de alternativas; conteúdo de Genética abordado; forma de enunciar a questão; atualidade dos temas; apresentação de questão. A análise dessas questões mostrou que houve uma mudança, ao longo do período, quanto à forma de abordagem e atualização dos temas, exigindo do vestibulando conhecimentos abrangentes sobre os temas básicos de Genética, como leis mendelianas e padrões de herança, além dos conteúdos expostos em noticiários da mídia eletrônica (rádio, televisão e Internet) e da mídia impressa (jornais e revistas).
Analisamos provas dos concursos vestibulares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1991 a 2001, enfocando as questões de Genética incluídas nas provas de Biologia. Utilizou-se metodologia de caráter qualitativo, orientada pela análise de conteúdo. O estudo justifica-se pela importância de se verificar o panorama dos temas em Genética que estão em evidência e aparecem com mais freqüência, bem como analisar de que forma tais conteúdos estão relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs) e às Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Onze provas de Biologia foram obtidas com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, num total de 168 questões. Organizaram-se as questões de acordo com o roteiro de estudo contido no manual do candidato. As 36 questões de Genética (21,43%) foram classificadas conforme cinco critérios: presença de alternativas; conteúdo de Genética abordado; forma de enunciar a questão; atualidade dos temas; apresentação de questão. A análise dessas questões mostrou que houve uma mudança, ao longo do período, quanto à forma de abordagem e atualização dos temas, exigindo do vestibulando conhecimentos abrangentes sobre os temas básicos de Genética, como leis mendelianas e padrões de herança, além dos conteúdos expostos em noticiários da mídia eletrônica (rádio, televisão e Internet) e da mídia impressa (jornais e revistas).
Palavras Chave
EC/ biologia; vestibular; genética; PCN; Proposta SC curric.
EC/ biologia; vestibular; genética; PCN; Proposta SC curric.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas