O texto de Genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica.
Título
O texto de Genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica.
O texto de Genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica.
Autor
Tatiana Galieta Nascimento
Tatiana Galieta Nascimento
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização da linguagem do texto de Genética do livro didático de Ciências de Ensino Fundamental. A construção do objeto de estudo assim como as reflexões decorrentes das análises encontram-se em sintonia com abordagens socioculturais de pesquisa em Educação em Ciências. Nestas, a linguagem é vista como um recurso que é transmitido culturalmente para a construção de sentidos numa interação social. A pesquisa considera ainda a dimensão retórica do discurso científico escolar delimitando as categorias de análise da pesquisa, com base nos estudos retóricos composicionais e críticos. Foram analisados 4 capítulos de Genética de livros didáticos de Ciências; selecionados de forma a contemplar a heterogeneidade identificada num levantamento exploratório. Na análise são discutidas a estrutura geral dos livros didáticos e as narrativas construídas ao longo dos quatro capítulos. Além disso, os elementos composicionais (tais como: extensão, recursos visuais, formas de apresentação dos capítulos, diagramação dos textos escrito e imagético) dos textos são explorados por meio da discussão de suas funções. Finalmente, as categorias de análise crítica traçam relações existentes entre textos (incluindo suas condições de produção), sujeitos e discursos que são viabilizadas no universo simbólico dos textos por meio da análise da seleção de estratégias retóricas e estilos textuais. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de uma relação entre a estruturação do texto de Genética e seleção dos conteúdos nele apresentados e as condições de produção do texto (sobretudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático). Da mesma forma, percebe-se que as imagens que os autores fazem do público leitor alvo, de suas habilidades e interesses, são fundamentais na construção e organização do texto.
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização da linguagem do texto de Genética do livro didático de Ciências de Ensino Fundamental. A construção do objeto de estudo assim como as reflexões decorrentes das análises encontram-se em sintonia com abordagens socioculturais de pesquisa em Educação em Ciências. Nestas, a linguagem é vista como um recurso que é transmitido culturalmente para a construção de sentidos numa interação social. A pesquisa considera ainda a dimensão retórica do discurso científico escolar delimitando as categorias de análise da pesquisa, com base nos estudos retóricos composicionais e críticos. Foram analisados 4 capítulos de Genética de livros didáticos de Ciências; selecionados de forma a contemplar a heterogeneidade identificada num levantamento exploratório. Na análise são discutidas a estrutura geral dos livros didáticos e as narrativas construídas ao longo dos quatro capítulos. Além disso, os elementos composicionais (tais como: extensão, recursos visuais, formas de apresentação dos capítulos, diagramação dos textos escrito e imagético) dos textos são explorados por meio da discussão de suas funções. Finalmente, as categorias de análise crítica traçam relações existentes entre textos (incluindo suas condições de produção), sujeitos e discursos que são viabilizadas no universo simbólico dos textos por meio da análise da seleção de estratégias retóricas e estilos textuais. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de uma relação entre a estruturação do texto de Genética e seleção dos conteúdos nele apresentados e as condições de produção do texto (sobretudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático). Da mesma forma, percebe-se que as imagens que os autores fazem do público leitor alvo, de suas habilidades e interesses, são fundamentais na construção e organização do texto.
Palavras Chave
genética; livro didático; ensino de ciências.
genética; livro didático; ensino de ciências.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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