Visões de Ciência e Ensino por Investigação: Aspectos de História e Filosofia da Ciência, em busca de uma Alfabetização Científica
Título
Visões de Ciência e Ensino por Investigação: Aspectos de História e Filosofia da Ciência, em busca de uma Alfabetização Científica
Visões de Ciência e Ensino por Investigação: Aspectos de História e Filosofia da Ciência, em busca de uma Alfabetização Científica
Autor
Viviane Briccia do Nascimento
Viviane Briccia do Nascimento
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A Educação em Ciências vem se tornando algo muito mais amplo que apenas o ensino de conceitos ou conteúdos científicos. Novas pesquisas nesta área, tem demonstrado que a aprendizagem sobre aspectos básicos da natureza da ciência está incluída em um processo de alfabetização científica, uma vez que grande parte das concepções sobre tal natureza são muitas vezes não adequadas. Com base na importância deste processo, este trabalho faz uma investigação qualitativa sobre o ensino e a aprendizagem de aspectos da natureza do trabalho científico em um Projeto de Melhoria de Ensino de Física no Ensino Médio de Escolas da Rede Pública de Ensino da Grande São Paulo e com apoio e coordenação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Este projeto, criado por professores que atuam diretamente na rede pública está baseado em um ensino por Investigação, segundo as linhas de pesquisa apresentadas por Gil Pérez e Carvalho, onde a partir de uma situação problema, cria-se uma situação de ensino e assim, condições para que os estudantes construam o seu próprio conhecimento. Nossa pesquisa direcionou-se dentro deste projeto para a analise de uma das aulas ministradas por um dos professores do grupo, onde houve a opção pelo uso de um texto original de história da ciência, uma vez que tal opção está diretamente relacionada à elementos de filosofia da ciência. Observamos inicialmente as interações orais, através de gravações em vídeo, e também escritas dos estudantes. Nossa analise se baseou na relação destas interações verbais, escritas e também entre o próprio texto histórico utilizado e sua forma de colocar o conhecimento científico. Pudemos verificar que a opção pela história da ciência, em um ensino como o que aqui investigamos, nós dá indícios de que os estudantes passam a compreender aspectos importantes sobre a natureza do conhecimento científico, tais como o caráter provisório de tal conhecimento e também a ciência como uma construção histórica e humana. O ensino, da forma como ele foi desenvolvido, esteve também ligado à aspectos educativos, sendo um deles as interações sociais realizadas nos grupos de trabalho, onde criou-se importantes oportunidades de questionamento entre os estudantes e também do desenvolvimento de competências e habilidades de ensino importantes em uma nova visão da educação científica. Além das analises aqui apresentadas discutimos neste trabalho a importância do uso da história da ciência e do ensino por investigação como instrumentos de ensino que busquem trabalhar com as concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico, ou como colocado anteriormente, uma alfabetização científica básica.
A Educação em Ciências vem se tornando algo muito mais amplo que apenas o ensino de conceitos ou conteúdos científicos. Novas pesquisas nesta área, tem demonstrado que a aprendizagem sobre aspectos básicos da natureza da ciência está incluída em um processo de alfabetização científica, uma vez que grande parte das concepções sobre tal natureza são muitas vezes não adequadas. Com base na importância deste processo, este trabalho faz uma investigação qualitativa sobre o ensino e a aprendizagem de aspectos da natureza do trabalho científico em um Projeto de Melhoria de Ensino de Física no Ensino Médio de Escolas da Rede Pública de Ensino da Grande São Paulo e com apoio e coordenação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Este projeto, criado por professores que atuam diretamente na rede pública está baseado em um ensino por Investigação, segundo as linhas de pesquisa apresentadas por Gil Pérez e Carvalho, onde a partir de uma situação problema, cria-se uma situação de ensino e assim, condições para que os estudantes construam o seu próprio conhecimento. Nossa pesquisa direcionou-se dentro deste projeto para a analise de uma das aulas ministradas por um dos professores do grupo, onde houve a opção pelo uso de um texto original de história da ciência, uma vez que tal opção está diretamente relacionada à elementos de filosofia da ciência. Observamos inicialmente as interações orais, através de gravações em vídeo, e também escritas dos estudantes. Nossa analise se baseou na relação destas interações verbais, escritas e também entre o próprio texto histórico utilizado e sua forma de colocar o conhecimento científico. Pudemos verificar que a opção pela história da ciência, em um ensino como o que aqui investigamos, nós dá indícios de que os estudantes passam a compreender aspectos importantes sobre a natureza do conhecimento científico, tais como o caráter provisório de tal conhecimento e também a ciência como uma construção histórica e humana. O ensino, da forma como ele foi desenvolvido, esteve também ligado à aspectos educativos, sendo um deles as interações sociais realizadas nos grupos de trabalho, onde criou-se importantes oportunidades de questionamento entre os estudantes e também do desenvolvimento de competências e habilidades de ensino importantes em uma nova visão da educação científica. Além das analises aqui apresentadas discutimos neste trabalho a importância do uso da história da ciência e do ensino por investigação como instrumentos de ensino que busquem trabalhar com as concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico, ou como colocado anteriormente, uma alfabetização científica básica.
Palavras Chave
Ensino de Ciências, Visão de Ciência, Ensino por Investigação, História da Ciência.
Ensino de Ciências, Visão de Ciência, Ensino por Investigação, História da Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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