Programa de monitores para atuação no ensino superior: proposta de intervenção.

Título
Programa de monitores para atuação no ensino superior: proposta de intervenção.
Autor
Elisete Gomes Natario
Orientação
Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investiga as contribuições de um programa com monitores da área biológica no ensino superior. As categorias trabalhadas foram: esclarecimento do papel e função do monitor; interesse pela carreira docente; contribuições da monitoria e do programa para a formação profissional. Participaram 19 monitores, que responderam a dois questionários, um, no início e outro, similar, no final do programa, além de depoimento escrito. Os resultados indicam que os participantes apresentam maior esclarecimento do seu papel, no que se refere: ao vínculo da monitoria com a docência; à valorização das atividades voltadas ao apoio emocional dos monitorados e às características pessoais relevantes para a atividade de monitor, além dos ganhos relativos à habilidade para lidar com as dificuldades institucionais e à capacidade de interação social e maior interesse pela carreira docente.
Palavras Chave
monitoria, universidade, intervenção, aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas