Analogias e metáforas no ensino de Ciências: análise da inserção de um livro paradidático de Mecânica Quântica e a sua leitura por alunos do ensino médio.
Título
Analogias e metáforas no ensino de Ciências: análise da inserção de um livro paradidático de Mecânica Quântica e a sua leitura por alunos do ensino médio.
Analogias e metáforas no ensino de Ciências: análise da inserção de um livro paradidático de Mecânica Quântica e a sua leitura por alunos do ensino médio.
Autor
Laura Aparecida dos Santos Neves
Laura Aparecida dos Santos Neves
Orientação
Aguinaldo Robinson de Souza
Aguinaldo Robinson de Souza
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As metáforas e analogias são vistas, atualmente, como importantes estratégias didáticas no ensino e aprendizagem de conceitos científicos complexos, devido à possibilidade de se construir, ilustrar, ou mesmo compreender um novo conceito a partir de um conceito inicial familiar, explorando as suas relações comuns e não comuns. O conhecimento de e sobre analogias e metáforas é essencial para os professores de Ciências e, baseado nos estudos feitos através de levantamento bibliográfico surgiu a proposta deste trabalho que foi realizado com alunos do ensino médio. No mundo de hoje muitos são os desenvolvimentos tecnológicos em várias áreas envolvendo a mecânica quântica: nas áreas de comunicação, informação, na química, na biologia, nas ciências da saúde, engenharia, etc. Apesar dos alunos entrarem em contato diariamente com situações em que estes dispositivos estão presentes, as explicações dos fenômenos não são triviais. Acreditamos que é desejável que os alunos encontrem algumas idéias nesta área já no ensino médio. Para tanto foi solicitado a seis alunos de 15 a 17 anos do ensino médio que fizessem a leitura do livro paradidático "Alice no país do Quantum". Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, e composição de uma redação, que foram transcritas e analisadas. Após este procedimento verificou-se que o livro paradidático com a linguagem metafórica nele existente foi um valioso recurso para a aprendizagem de alguns conceitos iniciais em mecânica quântica. As considerações finais revelam que o jovem é capaz não só de compreender através de metáforas, como também de incorporá-las ao seu discurso cotidiano.
As metáforas e analogias são vistas, atualmente, como importantes estratégias didáticas no ensino e aprendizagem de conceitos científicos complexos, devido à possibilidade de se construir, ilustrar, ou mesmo compreender um novo conceito a partir de um conceito inicial familiar, explorando as suas relações comuns e não comuns. O conhecimento de e sobre analogias e metáforas é essencial para os professores de Ciências e, baseado nos estudos feitos através de levantamento bibliográfico surgiu a proposta deste trabalho que foi realizado com alunos do ensino médio. No mundo de hoje muitos são os desenvolvimentos tecnológicos em várias áreas envolvendo a mecânica quântica: nas áreas de comunicação, informação, na química, na biologia, nas ciências da saúde, engenharia, etc. Apesar dos alunos entrarem em contato diariamente com situações em que estes dispositivos estão presentes, as explicações dos fenômenos não são triviais. Acreditamos que é desejável que os alunos encontrem algumas idéias nesta área já no ensino médio. Para tanto foi solicitado a seis alunos de 15 a 17 anos do ensino médio que fizessem a leitura do livro paradidático "Alice no país do Quantum". Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, e composição de uma redação, que foram transcritas e analisadas. Após este procedimento verificou-se que o livro paradidático com a linguagem metafórica nele existente foi um valioso recurso para a aprendizagem de alguns conceitos iniciais em mecânica quântica. As considerações finais revelam que o jovem é capaz não só de compreender através de metáforas, como também de incorporá-las ao seu discurso cotidiano.
Palavras Chave
Mecânica Quântica, Livro Paradidático, metáforas e analogias.
Mecânica Quântica, Livro Paradidático, metáforas e analogias.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos