A integração das áreas de conhecimento como perspectiva para formação inicial de professores de Ciências Naturai
Título
A integração das áreas de conhecimento como perspectiva para formação inicial de professores de Ciências Naturai
A integração das áreas de conhecimento como perspectiva para formação inicial de professores de Ciências Naturai
Autor
Marcos Rogério Neves
Marcos Rogério Neves
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o início do processo de construção da cooperação interdisciplinar entre alunos de cursos de Licenciatura em áreas distintas da Ciência, no contexto de uma experiência didática na qual são integradas disciplinas e turmas de Prática de Ensino em Física e Prática de Ensino em Biologia. Com base no conceito de visão de mundo (Cobern, 1996), analisamos a interação entre futuros professores com especialidades diferentes e constatamos que o estabelecimento do diálogo entre eles passa pela negociação dos pressupostos ligados aos saberes de referência de cada disciplina (natureza do objeto de estudo, metodologia intrínseca, linguagem, etc.) e sofre também a influência de fatores subjetivos (como as expectativas de cada área com relação à outra; ou as diferenças e afinidades pessoais entre os licenciandos). A partir destes elementos, discutimos o surgimento de obstáculos à efetiva integração e à construção de uma disponibilidade destes futuros professores para o trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação, bem como os avanços e retrocessos da experiência proposta.
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o início do processo de construção da cooperação interdisciplinar entre alunos de cursos de Licenciatura em áreas distintas da Ciência, no contexto de uma experiência didática na qual são integradas disciplinas e turmas de Prática de Ensino em Física e Prática de Ensino em Biologia. Com base no conceito de visão de mundo (Cobern, 1996), analisamos a interação entre futuros professores com especialidades diferentes e constatamos que o estabelecimento do diálogo entre eles passa pela negociação dos pressupostos ligados aos saberes de referência de cada disciplina (natureza do objeto de estudo, metodologia intrínseca, linguagem, etc.) e sofre também a influência de fatores subjetivos (como as expectativas de cada área com relação à outra; ou as diferenças e afinidades pessoais entre os licenciandos). A partir destes elementos, discutimos o surgimento de obstáculos à efetiva integração e à construção de uma disponibilidade destes futuros professores para o trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação, bem como os avanços e retrocessos da experiência proposta.
Palavras Chave
interdisciplinaridade; visão de mundo
interdisciplinaridade; visão de mundo
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores