O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes.
Título
O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes.
O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes.
Autor
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Orientação
Oto Neri Borges
Oto Neri Borges
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com professores de ciências, do ensino fundamental, em escolas públicas da cidade de Belo Horizonte. A amostra final ficou constituída de 98 professores de 37 escolas descentralizadas em 9 regionais administrativas ou duas regiões segundo o Índice de Qualidade de Vida Urbana - IQVU alto e IQVU baixo - da cidade. A dissertação está estruturada em 7 capítulos nos quais abordamos os resultados encontrados sobre a nossa questão principal e outras específicas. Buscamos verificar se era possível identificar fatores importantes capazes de explicar o ensino de ciências praticado nas escolas de Belo Horizonte, no que diz respeito ao que é ensinado, ao como é ensinado, com que recursos é ensinado e ao como é avaliado. A metodologia de pesquisa foi uma survey. Neste caso, para o levantamento de dados o instrumento utilizado foi um questionário estruturado construído ao longo da pesquisa. Obedecemos a uma seqüência de etapas necessárias a construção deste instrumento: foram utilizados questionários em 02 estudos exploratórios, um estudo validado por juizes para escalas de concepções dos professores, um estudo piloto e finalmente o estudo final. Os resultados foram detectados na caracterização das escolas e dos professores da rede pública, através de suas práticas pedagógicas, as concepções dos professores a respeito de ensino teórico e ensino prático e da avaliação da aprendizagem escolar. Verificamos, dentre os resultados encontrados, que as concepções curriculares mantidas pelos professores parecem nortear a deliberação de suas ações. A pesquisa foi realizada em contexto de implementação de novas propostas curriculares, e o que nos pareceu é que o professor se apropria do discurso proposto. No entanto, em suas práticas cotidianas ele faz escolhas pelas atividades mais tradicionais do ensino. Verificamos esse resultado tanto sobre ao que é ensinado, ao como é ensinado, aos recursos mobilizados, quanto sobre a avaliação escolar.
Esta pesquisa foi realizada com professores de ciências, do ensino fundamental, em escolas públicas da cidade de Belo Horizonte. A amostra final ficou constituída de 98 professores de 37 escolas descentralizadas em 9 regionais administrativas ou duas regiões segundo o Índice de Qualidade de Vida Urbana - IQVU alto e IQVU baixo - da cidade. A dissertação está estruturada em 7 capítulos nos quais abordamos os resultados encontrados sobre a nossa questão principal e outras específicas. Buscamos verificar se era possível identificar fatores importantes capazes de explicar o ensino de ciências praticado nas escolas de Belo Horizonte, no que diz respeito ao que é ensinado, ao como é ensinado, com que recursos é ensinado e ao como é avaliado. A metodologia de pesquisa foi uma survey. Neste caso, para o levantamento de dados o instrumento utilizado foi um questionário estruturado construído ao longo da pesquisa. Obedecemos a uma seqüência de etapas necessárias a construção deste instrumento: foram utilizados questionários em 02 estudos exploratórios, um estudo validado por juizes para escalas de concepções dos professores, um estudo piloto e finalmente o estudo final. Os resultados foram detectados na caracterização das escolas e dos professores da rede pública, através de suas práticas pedagógicas, as concepções dos professores a respeito de ensino teórico e ensino prático e da avaliação da aprendizagem escolar. Verificamos, dentre os resultados encontrados, que as concepções curriculares mantidas pelos professores parecem nortear a deliberação de suas ações. A pesquisa foi realizada em contexto de implementação de novas propostas curriculares, e o que nos pareceu é que o professor se apropria do discurso proposto. No entanto, em suas práticas cotidianas ele faz escolhas pelas atividades mais tradicionais do ensino. Verificamos esse resultado tanto sobre ao que é ensinado, ao como é ensinado, aos recursos mobilizados, quanto sobre a avaliação escolar.
Palavras Chave
prática docente, concepções docentes
prática docente, concepções docentes
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas