O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes.

Título
O ensino de Ciências na cidade de Belo Horizonte: práticas pedagógicas e concepções docentes.
Autor
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Orientação
Oto Neri Borges
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com professores de ciências, do ensino fundamental, em escolas públicas da cidade de Belo Horizonte. A amostra final ficou constituída de 98 professores de 37 escolas descentralizadas em 9 regionais administrativas ou duas regiões segundo o Índice de Qualidade de Vida Urbana - IQVU alto e IQVU baixo - da cidade. A dissertação está estruturada em 7 capítulos nos quais abordamos os resultados encontrados sobre a nossa questão principal e outras específicas. Buscamos verificar se era possível identificar fatores importantes capazes de explicar o ensino de ciências praticado nas escolas de Belo Horizonte, no que diz respeito ao que é ensinado, ao como é ensinado, com que recursos é ensinado e ao como é avaliado. A metodologia de pesquisa foi uma survey. Neste caso, para o levantamento de dados o instrumento utilizado foi um questionário estruturado construído ao longo da pesquisa. Obedecemos a uma seqüência de etapas necessárias a construção deste instrumento: foram utilizados questionários em 02 estudos exploratórios, um estudo validado por juizes para escalas de concepções dos professores, um estudo piloto e finalmente o estudo final. Os resultados foram detectados na caracterização das escolas e dos professores da rede pública, através de suas práticas pedagógicas, as concepções dos professores a respeito de ensino teórico e ensino prático e da avaliação da aprendizagem escolar. Verificamos, dentre os resultados encontrados, que as concepções curriculares mantidas pelos professores parecem nortear a deliberação de suas ações. A pesquisa foi realizada em contexto de implementação de novas propostas curriculares, e o que nos pareceu é que o professor se apropria do discurso proposto. No entanto, em suas práticas cotidianas ele faz escolhas pelas atividades mais tradicionais do ensino. Verificamos esse resultado tanto sobre ao que é ensinado, ao como é ensinado, aos recursos mobilizados, quanto sobre a avaliação escolar.
Palavras Chave
prática docente, concepções docentes

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas