A interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico - dialético, numa perspectiva para a construção de conceitos de Biologia.
Título
A interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico - dialético, numa perspectiva para a construção de conceitos de Biologia.
A interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico - dialético, numa perspectiva para a construção de conceitos de Biologia.
Autor
Ricardo Ferreira das Neves
Ricardo Ferreira das Neves
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa investiga o uso de uma temática contemporânea, os bioplásticos (ou plásticos verdes), como elemento de contextualização, buscando favorecer a construção dos conceitos de degradação, biodegradação e decomposição. Os alunos do ensino médio apresentam dificuldades na construção desses conceitos, possivelmente porque eles envolvem alguns fenômenos em nível molecular que exigem grande capacidade de abstração e também, porque os aspectos que diferenciam esses processos entre si são bastante sutis. Os bioplásticos são bastante adequados nesse tipo de intervenção, visto que podem ser facilmente confeccionados nos laboratórios da escola, ou mesmo em sala de aula e, por terem tempo de vida útil relativamente curto, possibilitam a observação in loco dos processos de degradação, biodegradação e decomposição. Os pressupostos teóricos deste trabalho foram a Teoria dos Construtos Pessoais, em particular, o Ciclo da Experiência, e a metodologia hermenêutica-dialética. O uso conjunto desses aportes permitiu a estruturação da metodologia, a coleta de dados e o acompanhamento dos processos cognitivos dos alunos durante os processos de aprendizagem. Os resultados indicam que, inicialmente, os alunos tiveram dificuldades com questões relacionadas à terminologia, à explicação dos processos de degradação, biodegradação e decomposição e à percepção dos fenômenos na escala micro. Contudo, as concepções finais dos mesmos (individuais e coletivas) foram significativamente alteradas de forma que os conceitos de degradação, biodegradação e decomposição, explicitados por eles, se encontram muito próximos das definições científicas formais encontradas na literatura da área.
A pesquisa investiga o uso de uma temática contemporânea, os bioplásticos (ou plásticos verdes), como elemento de contextualização, buscando favorecer a construção dos conceitos de degradação, biodegradação e decomposição. Os alunos do ensino médio apresentam dificuldades na construção desses conceitos, possivelmente porque eles envolvem alguns fenômenos em nível molecular que exigem grande capacidade de abstração e também, porque os aspectos que diferenciam esses processos entre si são bastante sutis. Os bioplásticos são bastante adequados nesse tipo de intervenção, visto que podem ser facilmente confeccionados nos laboratórios da escola, ou mesmo em sala de aula e, por terem tempo de vida útil relativamente curto, possibilitam a observação in loco dos processos de degradação, biodegradação e decomposição. Os pressupostos teóricos deste trabalho foram a Teoria dos Construtos Pessoais, em particular, o Ciclo da Experiência, e a metodologia hermenêutica-dialética. O uso conjunto desses aportes permitiu a estruturação da metodologia, a coleta de dados e o acompanhamento dos processos cognitivos dos alunos durante os processos de aprendizagem. Os resultados indicam que, inicialmente, os alunos tiveram dificuldades com questões relacionadas à terminologia, à explicação dos processos de degradação, biodegradação e decomposição e à percepção dos fenômenos na escala micro. Contudo, as concepções finais dos mesmos (individuais e coletivas) foram significativamente alteradas de forma que os conceitos de degradação, biodegradação e decomposição, explicitados por eles, se encontram muito próximos das definições científicas formais encontradas na literatura da área.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Bioplásticos; Biodegradação; Decomposição.
Ensino-Aprendizagem; Bioplásticos; Biodegradação; Decomposição.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos