O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz: a pedagogia do laboratório, uma aprendizagem artesanal e silenciosa.
Título
O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz: a pedagogia do laboratório, uma aprendizagem artesanal e silenciosa.
O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz: a pedagogia do laboratório, uma aprendizagem artesanal e silenciosa.
Autor
Rosa Maria Corrêa das Neves
Rosa Maria Corrêa das Neves
Orientação
Siomara Borba Leite
Siomara Borba Leite
Instituição
UERJ
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo trata da aprendizagem do iniciante em pesquisa científica, a partir do exame do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Apóia-se na sociologia e na história da ciência, em especial nos estudos de laboratório, para compreensão da ciência como prática interna de uma cultura específica. Esta investigação, de cunho documental, tem como principais fontes os documentos constantes do acervo do Programa de Vocação Científica. Também faz parte deste estudo a observação em campo no departamento de Patologia, Instituto Oswaldo Cruz. A análise realizada põe em evidência o caráter prático e artesanal da aprendizagem do cientista, revelando a ciência como modo de proceder, ao invés de um saber. Conclusões encaminham com importante diagnóstico em ciências e reflexões para a área de educação em ciências.
Este estudo trata da aprendizagem do iniciante em pesquisa científica, a partir do exame do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Apóia-se na sociologia e na história da ciência, em especial nos estudos de laboratório, para compreensão da ciência como prática interna de uma cultura específica. Esta investigação, de cunho documental, tem como principais fontes os documentos constantes do acervo do Programa de Vocação Científica. Também faz parte deste estudo a observação em campo no departamento de Patologia, Instituto Oswaldo Cruz. A análise realizada põe em evidência o caráter prático e artesanal da aprendizagem do cientista, revelando a ciência como modo de proceder, ao invés de um saber. Conclusões encaminham com importante diagnóstico em ciências e reflexões para a área de educação em ciências.
Palavras Chave
educação científica; ensino de ciências; vocação científica
educação científica; ensino de ciências; vocação científica
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar