Conhecimento de pais, alunos e professores sobre DST/AIDS: subsídios para uma prática educativa
Título
Conhecimento de pais, alunos e professores sobre DST/AIDS: subsídios para uma prática educativa
Conhecimento de pais, alunos e professores sobre DST/AIDS: subsídios para uma prática educativa
Autor
Sinara Mota Neves
Sinara Mota Neves
Orientação
Francisca Lucélia Ribeiro de Farias
Francisca Lucélia Ribeiro de Farias
Instituição
UNIFOR
UNIFOR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Educação em Saúde
Educação em Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Com o advento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), torna-se urgente o trabalho da orientação sexual e prevenção das DST/AIDS, no espaço escolar, para que se efetive a socialização das informações aos grupos de adolescentes, contribuindo para obtenção de um desenvolvimento saudável. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS por parte dos pais, alunos e professores de uma escola de Ensino Fundamental no Município de Fortaleza para subsidiar o desenvolvimento de uma intervenção educativa em saúde. Para esse fim, foram utilizados questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas aplicadas a trinta alunos e vinte seis professores sobre o conhecimento pesquisado e realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco pais. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software SPSS e a qualitativa se apoiou nos pressupostos metodológicos para análise das relações de conteúdos difundidos por Bardin (1977), que conduz o processo de elaboração de categorias temáticas. A partir dos dados obtidos realizou-se oficinas educativas sobre adolescência, sexualidade, métodos contraceptivos e DST/AIDS. O estudo revelou que as oficinas favoreceram oportunidades de conhecimentos sobre DST/AIDS e propiciaram estímulos para organização de planos de trabalho junto à comunidade escolar.
Com o advento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), torna-se urgente o trabalho da orientação sexual e prevenção das DST/AIDS, no espaço escolar, para que se efetive a socialização das informações aos grupos de adolescentes, contribuindo para obtenção de um desenvolvimento saudável. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS por parte dos pais, alunos e professores de uma escola de Ensino Fundamental no Município de Fortaleza para subsidiar o desenvolvimento de uma intervenção educativa em saúde. Para esse fim, foram utilizados questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas aplicadas a trinta alunos e vinte seis professores sobre o conhecimento pesquisado e realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco pais. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software SPSS e a qualitativa se apoiou nos pressupostos metodológicos para análise das relações de conteúdos difundidos por Bardin (1977), que conduz o processo de elaboração de categorias temáticas. A partir dos dados obtidos realizou-se oficinas educativas sobre adolescência, sexualidade, métodos contraceptivos e DST/AIDS. O estudo revelou que as oficinas favoreceram oportunidades de conhecimentos sobre DST/AIDS e propiciaram estímulos para organização de planos de trabalho junto à comunidade escolar.
Palavras Chave
Educação sexual; Orientação educacional; AIDS; Educação em Saúde
Educação sexual; Orientação educacional; AIDS; Educação em Saúde
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno