A bioética e a formação de professores: estudo de caso do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Título
A bioética e a formação de professores: estudo de caso do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
A bioética e a formação de professores: estudo de caso do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Autor
Waldemar Antônio das Neves Júnior
Waldemar Antônio das Neves Júnior
Orientação
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Instituição
UFAL
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Maceió/AL
Maceió/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo tem como objetivo, identificar e analisar se os aspectos éticos dos temas que a Bioética estuda, são discutidos no curso de graduação de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia utilizada refere-se à pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos através de questionários fechados aplicados aos professores e aos estudantes do último ano do curso de Ciências Biológicas da UFAL. A análise dos dados revela, que tanto os estudantes quanto os professores, consideram a clonagem de seres humanos como sendo, um dos temas que a Bioética estuda que mais envolve dilemas éticos. Outro aspecto importante, encontrado nas respostas dos estudantes, é de que os aspectos éticos referentes aos temas citados na pesquisa, não são abordados em sala de aula pelos professores. Deste modo, verifica-se a importância da promoção da discussão dos temas que a Bioética estuda dentro da sala de aula, para que dessa forma, venham a contribuir para o desenvolvimento moral e a formação ética dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Este estudo tem como objetivo, identificar e analisar se os aspectos éticos dos temas que a Bioética estuda, são discutidos no curso de graduação de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia utilizada refere-se à pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos através de questionários fechados aplicados aos professores e aos estudantes do último ano do curso de Ciências Biológicas da UFAL. A análise dos dados revela, que tanto os estudantes quanto os professores, consideram a clonagem de seres humanos como sendo, um dos temas que a Bioética estuda que mais envolve dilemas éticos. Outro aspecto importante, encontrado nas respostas dos estudantes, é de que os aspectos éticos referentes aos temas citados na pesquisa, não são abordados em sala de aula pelos professores. Deste modo, verifica-se a importância da promoção da discussão dos temas que a Bioética estuda dentro da sala de aula, para que dessa forma, venham a contribuir para o desenvolvimento moral e a formação ética dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Palavras Chave
bioética, ensino de Biologia, formação de professores.
bioética, ensino de Biologia, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas