O Conteúdo de cinemática nos livros didáticos de 1810 a 1930

Título
O Conteúdo de cinemática nos livros didáticos de 1810 a 1930
Ensino de Ciências (Modalidade Física, Química e Biologia).
Autor
Roberto Bovo Nicioli Junior
Orientação
Cristiano Rodrigues de Mattos
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho procuramos resgatar a trajetória do conteúdo de Cinemática nos livros didáticos de Fí­sica utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que para realizar esse levantamento é necessária a investigação de outras vertentes, já que os livros didáticos não se explicam por si só. Tal trajetória pode ser analisada por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a disciplina. Além disso, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames para ingresso no ensino superior. Por exemplo, durante quase todo o século XIX o ensino científico estava nas instituições militares superiores, tendo pouca expressão no ensino secundário escolar. Isso se devia ao currículo humanístico-literário da época cuja ênfase era em disciplinas como retórica, lí­nguas, filosofias etc. Essas influências foram determinantes na abordagem do conteúdo dos livros didáticos, principalmente na Fí­sica. Nesse trabalho, identificamos quatro momentos distintos para a descrição do conteúdo de Cinemática. No primeiro, a abordagem do conteúdo foi "€œdescritiva"€, baseada na Filosofia Natural, e os fenômenos naturais tinham como responsável o "Ente Supremo€". Na metade do século XIX temos o segundo momento no qual a descrição ainda está presente, porém baseada em aparelhos ou aparatos físicos, ao qual nomeamos como "€œdescritiva-experimental". É também, no segundo momento, que pudemos identificar os "agentes físicos"€ como os regentes pelos fenômenos naturais. O terceiro momento é marcado pela abordagem "€œdemonstrativa-experimental", pois passa da descrição para a demonstração algébrica dos conceitos, porém ainda com experimentos, estamos na virado do século. Por último, nas primeiras décadas do século XX, temos a "€œalgebrização€" do conteúdo, momento que são dispensados os experimentos e as figuras, sendo substituí­dos por situações hipotéticas. É nesse perí­odo que importantes estabelecimentos, como a Escola Politécnica e a Faculdade de Medicina, ambas de São Paulo, introduziram importantes modificações no ensino de Fí­sica, já que o ensino de ciências de ní­vel secundário se encontrava nas disciplinas introdutórias desses cursos. Esses estabelecimentos remodelaram o conteúdo de Fí­sica que iria ser incorporado pelo ensino secundário na reforma Francisco Campos em 1931.
Palavras Chave
livro didático, história da educacao, cinemática

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
História do Ensino de Ciências