Novas teorias cognitivas e educação ambental
Título
Novas teorias cognitivas e educação ambental
Novas teorias cognitivas e educação ambental
Autor
Valerie Nicolier
Valerie Nicolier
Orientação
Fermin de la Caridad Garcia Velasco
Fermin de la Caridad Garcia Velasco
Instituição
UESC
UESC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambien
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambien
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Ilhéus/SC
Ilhéus/SC
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A Educação Ambiental representa uma importante estratégia na busca de uma nova relação do homem com o meio ambiente, diante da profunda crise ecológica global do planeta. O Brasil, é um triste exemplo desta crise, e verificamos que esta situação se agrava apesar de inúmeros esforços em varias frentes,e inclusive a pesar da inserção obrigatória no currÃculo escolar. Esto coloca em questão a eficiência dos métodos aplicados na educação ambiental no pais. A presente pesquisa, foi realizada no municipio de Ilhéus, Sul da Bahia, inserido numa área de importantes remanescente de Mata Atlântica, considerada “hotspotâ€. Uma escola de ensino infantil e fundamental de projeto sócio-construtivista foi a alvo deste trabalho, envolvendo 45 criançãs de 10 a 40 serie. Foram utilizadas as mais modernas técnicas e métodos de pesquisa educacional quali-quantitativa, na base de obtenção de dados “experimentais†em sala de aula, e o analise teórico da respostas das crianças. A pesquisa aborda o problema procurando a relação entre a psicologia cognitiva e a educação ambiental, aprofundando assim as bases da formação do saber ambiental da criança. O trabalho tive como base a Teoria das inteligências Múltiplas de Howard Gardner, com uso da qual se construÃram métodos de ensino, e de avaliação da inteligência naturalista e sua relação com o saber ambiental. Muitos resultados inéditos são apresentados que aprofundam a relação entre a inteligência naturalista e as outras como inteligência lógico-matematica, lingüÃstica, espacial, musical, etc. A dissertação aprofunda também na relação complexa, mais muito significativa, entre o desenvolvimento da inteligência naturalista e o saber ambiental da criança. Nele se aponta que um caminho eficiente para a construção do novo paradigma ambiental é precisamente o trabalho educacional direcionado para o desenvolvimento da inteligência naturalista. O trabalho apresenta novas metodologias de trabalho de educação ambiental baseadas em um profundo estudo da formação de saber e valores no ser humano.
A Educação Ambiental representa uma importante estratégia na busca de uma nova relação do homem com o meio ambiente, diante da profunda crise ecológica global do planeta. O Brasil, é um triste exemplo desta crise, e verificamos que esta situação se agrava apesar de inúmeros esforços em varias frentes,e inclusive a pesar da inserção obrigatória no currÃculo escolar. Esto coloca em questão a eficiência dos métodos aplicados na educação ambiental no pais. A presente pesquisa, foi realizada no municipio de Ilhéus, Sul da Bahia, inserido numa área de importantes remanescente de Mata Atlântica, considerada “hotspotâ€. Uma escola de ensino infantil e fundamental de projeto sócio-construtivista foi a alvo deste trabalho, envolvendo 45 criançãs de 10 a 40 serie. Foram utilizadas as mais modernas técnicas e métodos de pesquisa educacional quali-quantitativa, na base de obtenção de dados “experimentais†em sala de aula, e o analise teórico da respostas das crianças. A pesquisa aborda o problema procurando a relação entre a psicologia cognitiva e a educação ambiental, aprofundando assim as bases da formação do saber ambiental da criança. O trabalho tive como base a Teoria das inteligências Múltiplas de Howard Gardner, com uso da qual se construÃram métodos de ensino, e de avaliação da inteligência naturalista e sua relação com o saber ambiental. Muitos resultados inéditos são apresentados que aprofundam a relação entre a inteligência naturalista e as outras como inteligência lógico-matematica, lingüÃstica, espacial, musical, etc. A dissertação aprofunda também na relação complexa, mais muito significativa, entre o desenvolvimento da inteligência naturalista e o saber ambiental da criança. Nele se aponta que um caminho eficiente para a construção do novo paradigma ambiental é precisamente o trabalho educacional direcionado para o desenvolvimento da inteligência naturalista. O trabalho apresenta novas metodologias de trabalho de educação ambiental baseadas em um profundo estudo da formação de saber e valores no ser humano.
Palavras Chave
Educação ambiental; Teorias cognitivas
Educação ambiental; Teorias cognitivas
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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