Novas teorias cognitivas e educação ambental

Título
Novas teorias cognitivas e educação ambental
Autor
Valerie Nicolier
Orientação
Fermin de la Caridad Garcia Velasco
Instituição
UESC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambien
Ano
2005
Cidade / UF
Ilhéus/SC
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A Educação Ambiental representa uma importante estratégia na busca de uma nova relação do homem com o meio ambiente, diante da profunda crise ecológica global do planeta. O Brasil, é um triste exemplo desta crise, e verificamos que esta situação se agrava apesar de inúmeros esforços em varias frentes,e inclusive a pesar da inserção obrigatória no currículo escolar. Esto coloca em questão a eficiência dos métodos aplicados na educação ambiental no pais. A presente pesquisa, foi realizada no municipio de Ilhéus, Sul da Bahia, inserido numa área de importantes remanescente de Mata Atlântica, considerada “hotspot”. Uma escola de ensino infantil e fundamental de projeto sócio-construtivista foi a alvo deste trabalho, envolvendo 45 criançãs de 10 a 40 serie. Foram utilizadas as mais modernas técnicas e métodos de pesquisa educacional quali-quantitativa, na base de obtenção de dados “experimentais” em sala de aula, e o analise teórico da respostas das crianças. A pesquisa aborda o problema procurando a relação entre a psicologia cognitiva e a educação ambiental, aprofundando assim as bases da formação do saber ambiental da criança. O trabalho tive como base a Teoria das inteligências Múltiplas de Howard Gardner, com uso da qual se construíram métodos de ensino, e de avaliação da inteligência naturalista e sua relação com o saber ambiental. Muitos resultados inéditos são apresentados que aprofundam a relação entre a inteligência naturalista e as outras como inteligência lógico-matematica, lingüística, espacial, musical, etc. A dissertação aprofunda também na relação complexa, mais muito significativa, entre o desenvolvimento da inteligência naturalista e o saber ambiental da criança. Nele se aponta que um caminho eficiente para a construção do novo paradigma ambiental é precisamente o trabalho educacional direcionado para o desenvolvimento da inteligência naturalista. O trabalho apresenta novas metodologias de trabalho de educação ambiental baseadas em um profundo estudo da formação de saber e valores no ser humano.
Palavras Chave
Educação ambiental; Teorias cognitivas

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método