Origem da vida: como os licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema

Título
Origem da vida: como os licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema
Autor
Lívia Baptista Nicolini
Orientação
Eliane Brígida Morais Falcão
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho pesquisou e analisou a representação social do tema origem da vida entre estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal. Baseou-se no pressuposto de que os indivíduos são formados em culturas específicas que criam substrato para a criação de representações sobre os diversos componentes da nossa realidade cotidiana. Conhecimentos científicos e religiosos fazem parte da cultura humana e são fontes de conhecimentos nas sociedades modernas e, especialmente, têm relação com os temas origem da vida e evolução. A coleta de dados foi realizada através de questionário e seus resultados analisados qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados foram analisados de forma qualitativa devido à compreensão de que as representações sociais são formadas social e subjetivamente. A análise e discussão dos resultados permitiram mostrar que a representação social dos licenciandos, em relação ao tema proposto, apresenta elementos do senso comum, religiosos e científicos, e indica a ausência de abordagem específica do tema no curso de graduação, modalidade licenciatura, em Ciências Biológicas, da universidade pesquisada.
Palavras Chave
Representações Sociais; Licenciatura; Origem da Vida; Religião e Ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno