Origem da vida: como os licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema
Título
Origem da vida: como os licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema
Origem da vida: como os licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema
Autor
Lívia Baptista Nicolini
Lívia Baptista Nicolini
Orientação
Eliane Brígida Morais Falcão
Eliane Brígida Morais Falcão
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho pesquisou e analisou a representação social do tema origem da vida entre estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal. Baseou-se no pressuposto de que os indivíduos são formados em culturas específicas que criam substrato para a criação de representações sobre os diversos componentes da nossa realidade cotidiana. Conhecimentos científicos e religiosos fazem parte da cultura humana e são fontes de conhecimentos nas sociedades modernas e, especialmente, têm relação com os temas origem da vida e evolução. A coleta de dados foi realizada através de questionário e seus resultados analisados qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados foram analisados de forma qualitativa devido à compreensão de que as representações sociais são formadas social e subjetivamente. A análise e discussão dos resultados permitiram mostrar que a representação social dos licenciandos, em relação ao tema proposto, apresenta elementos do senso comum, religiosos e científicos, e indica a ausência de abordagem específica do tema no curso de graduação, modalidade licenciatura, em Ciências Biológicas, da universidade pesquisada.
O presente trabalho pesquisou e analisou a representação social do tema origem da vida entre estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal. Baseou-se no pressuposto de que os indivíduos são formados em culturas específicas que criam substrato para a criação de representações sobre os diversos componentes da nossa realidade cotidiana. Conhecimentos científicos e religiosos fazem parte da cultura humana e são fontes de conhecimentos nas sociedades modernas e, especialmente, têm relação com os temas origem da vida e evolução. A coleta de dados foi realizada através de questionário e seus resultados analisados qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados foram analisados de forma qualitativa devido à compreensão de que as representações sociais são formadas social e subjetivamente. A análise e discussão dos resultados permitiram mostrar que a representação social dos licenciandos, em relação ao tema proposto, apresenta elementos do senso comum, religiosos e científicos, e indica a ausência de abordagem específica do tema no curso de graduação, modalidade licenciatura, em Ciências Biológicas, da universidade pesquisada.
Palavras Chave
Representações Sociais; Licenciatura; Origem da Vida; Religião e Ciência.
Representações Sociais; Licenciatura; Origem da Vida; Religião e Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno