Matemática E Meio Ambiente: Uma Proposta Interdisciplinar.
Título
Matemática E Meio Ambiente: Uma Proposta Interdisciplinar.
Matemática E Meio Ambiente: Uma Proposta Interdisciplinar.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Ana Lisa Nishio
Ana Lisa Nishio
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa investiga bases teóricas para uma metodologia do ensino da matemática que envolve o aprendizado de funções interligando temas transversais, especificamente, o meio ambiente. O principal objetivo é promover um conhecimento global acerca de dois ou mais assuntos, fundamentalmente o ensino de ciências, da matemática e da educação ambiental, favorecendo a interdisciplinaridade entre esses temas. A investigação de dados sobre o meio ambiente e tradução destes em gráficos de funções, promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a compreensão da utilização de recursos da matemática em diversas áreas de conhecimento. O estudo das questões ambientais gera uma aproximação de várias ciências. Destas, a Matemática abrange aspecto quantitativo e o qualitativo, sendo os dois fundamentais para se compreender um fenômeno ambiental, pois oferece métodos, e ferramentas para a melhor compreensão dos fenômenos ambientais. A partir desses conceitos, foi produzida uma atividade nas aulas de Matemática em uma turma de Ensino Médio que integrou os dados de pesquisas feitas pelos alunos sobre o Meio Ambiente, especificamente na cidade onde residem e a abordagem desses dados em gráficos de funções, gerando assim uma forma motivadora de aprendizagem. Por fim, foi construído um CD, produto final do projeto envolvendo Educação Ambiental e Educação Matemática, como divulgação científica, visando alcançar os docentes da área de Ensino de Ciências e da Matemática.
Esta pesquisa investiga bases teóricas para uma metodologia do ensino da matemática que envolve o aprendizado de funções interligando temas transversais, especificamente, o meio ambiente. O principal objetivo é promover um conhecimento global acerca de dois ou mais assuntos, fundamentalmente o ensino de ciências, da matemática e da educação ambiental, favorecendo a interdisciplinaridade entre esses temas. A investigação de dados sobre o meio ambiente e tradução destes em gráficos de funções, promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a compreensão da utilização de recursos da matemática em diversas áreas de conhecimento. O estudo das questões ambientais gera uma aproximação de várias ciências. Destas, a Matemática abrange aspecto quantitativo e o qualitativo, sendo os dois fundamentais para se compreender um fenômeno ambiental, pois oferece métodos, e ferramentas para a melhor compreensão dos fenômenos ambientais. A partir desses conceitos, foi produzida uma atividade nas aulas de Matemática em uma turma de Ensino Médio que integrou os dados de pesquisas feitas pelos alunos sobre o Meio Ambiente, especificamente na cidade onde residem e a abordagem desses dados em gráficos de funções, gerando assim uma forma motivadora de aprendizagem. Por fim, foi construído um CD, produto final do projeto envolvendo Educação Ambiental e Educação Matemática, como divulgação científica, visando alcançar os docentes da área de Ensino de Ciências e da Matemática.
Palavras Chave
Educação matemática; ensino de ciências; educação ambiental
Educação matemática; ensino de ciências; educação ambiental
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método