Subjetividade e a modalização da relação enunciador/enunciatário em textos científicos.
Título
Subjetividade e a modalização da relação enunciador/enunciatário em textos científicos.
Subjetividade e a modalização da relação enunciador/enunciatário em textos científicos.
Letras
Autor
José Cláudio Luiz Nobre
José Cláudio Luiz Nobre
Orientação
Milton do Nascimento
Milton do Nascimento
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Humanas
Instituto de Ciências Humanas
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve como proposta o estudo de mecanismos de textualização/discursivização envolvidos na construção de textos científicos. Por meio da análise de quatro textos (um deles veiculado em um livro de Ciências da 7ª série do Ensino Fundamental; dois outros, em livros de Biologia para a 3ª série do Ensino Médio; e o último, em revista científica), procurou-se, investigar e compreender, sobretudo, as questões de ordem discursiva envolvendo os princípios e/ou mecanismos implementados na modalização do que é dito na Ciência. O eixo organizador da pesquisa perpassa a compreensão de um conjunto de conceitos relacionados a três constructos: a construção da ciência, a instituição do sujeito nesta e o fenômeno da modalização em textos científicos. Elaborou-se, então, no primeiro capítulo, uma resenha crítica de estudos que tratam da noção de Ciência, da caracterização de sujeito e da participação deste na construção do conhecimento humano. No segundo capítulo, em que se estabelece o quadro teórico, tais concepções são associadas aos fenômenos da modalização e de subjetividade no processamento de textos científicos. A partir dessas questões, situa-se a análise do corpus, em que se concentra a atenção na forma como os locutores dos referidos textos dizem a ciência: verificam-se os aspectos de modalização dos referidos textos, considerando-se, entre outros mecanismos, os diferentes recursos lingüístico-discursivos (tais como, a construção da situação de interlocução; a construção/organização do texto; a escolha e elementos modalizadores do discurso e do conteúdo referenciado; a eleição de determinadas palavras com as quais se possa dizer a ciência) com os quais aqueles citados locutores constituem-se enunciadores discursivos e estabelecem uma dada interação, posicionando-se em relação ao conteúdo científico referenciado e/ou ao enunciatário indiciado por seu texto. Os resultados atestaram que o sujeito participa do conhecimento que constrói, e, ao sistematizá-lo e dizê-lo a outros, põe-se, inevitavelmente, em evidência, constrói-se no discurso e denuncia a sua participação na maneira pela qual se realiza tal construção. Isso caracteriza a subjetividade na construção de textos de natureza científica e lega ao processo de modalização o caráter de indiciador desse acontecimento, já que é através dele que tais ocorrências se indiciam na materialidade do texto.
Este trabalho teve como proposta o estudo de mecanismos de textualização/discursivização envolvidos na construção de textos científicos. Por meio da análise de quatro textos (um deles veiculado em um livro de Ciências da 7ª série do Ensino Fundamental; dois outros, em livros de Biologia para a 3ª série do Ensino Médio; e o último, em revista científica), procurou-se, investigar e compreender, sobretudo, as questões de ordem discursiva envolvendo os princípios e/ou mecanismos implementados na modalização do que é dito na Ciência. O eixo organizador da pesquisa perpassa a compreensão de um conjunto de conceitos relacionados a três constructos: a construção da ciência, a instituição do sujeito nesta e o fenômeno da modalização em textos científicos. Elaborou-se, então, no primeiro capítulo, uma resenha crítica de estudos que tratam da noção de Ciência, da caracterização de sujeito e da participação deste na construção do conhecimento humano. No segundo capítulo, em que se estabelece o quadro teórico, tais concepções são associadas aos fenômenos da modalização e de subjetividade no processamento de textos científicos. A partir dessas questões, situa-se a análise do corpus, em que se concentra a atenção na forma como os locutores dos referidos textos dizem a ciência: verificam-se os aspectos de modalização dos referidos textos, considerando-se, entre outros mecanismos, os diferentes recursos lingüístico-discursivos (tais como, a construção da situação de interlocução; a construção/organização do texto; a escolha e elementos modalizadores do discurso e do conteúdo referenciado; a eleição de determinadas palavras com as quais se possa dizer a ciência) com os quais aqueles citados locutores constituem-se enunciadores discursivos e estabelecem uma dada interação, posicionando-se em relação ao conteúdo científico referenciado e/ou ao enunciatário indiciado por seu texto. Os resultados atestaram que o sujeito participa do conhecimento que constrói, e, ao sistematizá-lo e dizê-lo a outros, põe-se, inevitavelmente, em evidência, constrói-se no discurso e denuncia a sua participação na maneira pela qual se realiza tal construção. Isso caracteriza a subjetividade na construção de textos de natureza científica e lega ao processo de modalização o caráter de indiciador desse acontecimento, já que é através dele que tais ocorrências se indiciam na materialidade do texto.
Palavras Chave
Subjetividade; Modalização; Enunciador/Enunciatário; Análise Textual; Textos Didáticos.
Subjetividade; Modalização; Enunciador/Enunciatário; Análise Textual; Textos Didáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Geral
Ensino Médio, Geral
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos