Uma proposta metodológica do Ensino da Química para alunos da zona rural: o estudo do Leite

Título
Uma proposta metodológica do Ensino da Química para alunos da zona rural: o estudo do Leite
Autor
Patrícia de Freitas Nobre
Orientação
Franklin Nelson da Cruz
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ensino evolui, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui, propomos um método de ensino, onde o aluno é mais que um simples ouvinte. Nele, além de parte integrante, o aluno é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a escolha do tema a ser trabalhado, inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de química, até a maneira de como explorá-lo. O leite, tema correlatado à origem do grupo de alunos selecionados, trabalhado dentro de uma visão sistêmica foi explorado sob pontos de vista: composição, propriedades, industrialização e comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizamos o modelo de gestão mental de Antônio de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel.O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema explorado. A análise dos resultados obtidos após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões todas pertinentes ao tema demonstrou um nível aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino proposto.
Palavras Chave
Aluno, Leite, Método de Ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método