Uma proposta metodológica do Ensino da Química para alunos da zona rural: o estudo do Leite
Título
Uma proposta metodológica do Ensino da Química para alunos da zona rural: o estudo do Leite
Uma proposta metodológica do Ensino da Química para alunos da zona rural: o estudo do Leite
Autor
Patrícia de Freitas Nobre
Patrícia de Freitas Nobre
Orientação
Franklin Nelson da Cruz
Franklin Nelson da Cruz
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O ensino evolui, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui, propomos um método de ensino, onde o aluno é mais que um simples ouvinte. Nele, além de parte integrante, o aluno é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a escolha do tema a ser trabalhado, inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de química, até a maneira de como explorá-lo. O leite, tema correlatado à origem do grupo de alunos selecionados, trabalhado dentro de uma visão sistêmica foi explorado sob pontos de vista: composição, propriedades, industrialização e comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizamos o modelo de gestão mental de Antônio de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel.O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema explorado. A análise dos resultados obtidos após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões todas pertinentes ao tema demonstrou um nível aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino proposto.
O ensino evolui, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui, propomos um método de ensino, onde o aluno é mais que um simples ouvinte. Nele, além de parte integrante, o aluno é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a escolha do tema a ser trabalhado, inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de química, até a maneira de como explorá-lo. O leite, tema correlatado à origem do grupo de alunos selecionados, trabalhado dentro de uma visão sistêmica foi explorado sob pontos de vista: composição, propriedades, industrialização e comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizamos o modelo de gestão mental de Antônio de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel.O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema explorado. A análise dos resultados obtidos após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões todas pertinentes ao tema demonstrou um nível aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino proposto.
Palavras Chave
Aluno, Leite, Método de Ensino
Aluno, Leite, Método de Ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método